Sobre a UNIFACP

Sobre a UNIFACP

Missão

"PROMOVER EDUCAÇÃO SUPERIOR DE QUALIDADE, PARA / TENDO EM VISTA A REGIÃO EM QUE ESTÁ INSERIDA."

Tendo por objeto Paulínia e o seu entorno, esta Instituição está interessada em todas as áreas de conhecimento que são necessárias ao desenvolvimento regional. Isto se contrapõe, por exemplo, a uma missão que visa a excelência em um determinado campo científico-tecnológico.

Tendo em vista Paulínia e seu entorno, a educação superior de que trata a missão deve ser planejada segundo as necessidades regionais. Isto significa que o limite geográfico desta região motiva e é fonte de problemas com os quais esta Instituição se preocupa. Uma primeira reflexão sobre as implicações disto poderia levar o leitor a pensar que a Instituição objetiva a formação de alunos no exercício de uma certa profissão especializada para a região definida. Mas não é isto. A expressão “tendo em vista a ...” remete a uma amplitude de problemas regionais mas, no contexto desta missão, tem um foco primário: criar as condições para que as pessoas desta região possam ter acesso à educação superior. Por exemplo, sabendo-se que parte desta região possui alta densidade populacional e baixa renda familiar, um grande desafio é o de promover educação superior de qualidade, paga e de custo factível para este contingente.

Finalmente, “fazer educação superior para a região” em que Paulínia se insere, não significa simplesmente formar alunos pensadores, cidadãos e profissionais para exercício dentro dos limites desta região. O que isto quer dizer é que esta missão tem como foco o desenvolvimento educacional desta região como fator de melhoria das condições locais e também de crescimento intelectual e profissional dos habitantes desta região.



Nossa história através de fotos aéreas!

Nossas conquistas

Conquistamos o Selo de Responsabilidade Social através da ABMS e também a nota 4 de 5 pelo MEC.

Saiba mais sobre nossas conquistas
21

cursos noturnos


São diversos cursos de várias áreas do conhecimento.
6

cursos matutinos


Horários alternativos para alguns de nossos cursos.
18

anos de história


O Centro Universitário de Paulínia iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2002.
40

salas de aula


São mais de 40 salas de aulas e muitos laboratórios.

Histórico de Implantação e Desenvolvimento

Mantida pelo Instituto de Educação Superior São Paulo, CNPJ 04.207.184/0001-16, e credenciada pela portaria MEC 3065, publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de dezembro de 2001, a Faculdade de Paulínia iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2002.

Instalada, no início de 1999, em uma área de 1000 m2, a Instituição ofertava um Bacharelado em Administração, com habilitações em Comércio Exterior e Comércio Eletrônico e um Bacharelado Química, contando com 12 professores, 6 funcionários técnico-administrativos e um total de 90 alunos matriculados.

As necessidades da região por formação superior motivaram abertura em 2005 de um Bacharelado em Direito. Entre 2002 e 2009 a Instituição aumentou em 7 a quantidade de cursos oferecidos, a quantidade de docentes em 416%, a quantidade de alunos em 893%, a quantidade de computadores em 370%, o acervo bibliográfico em 350%, a área construída em 300% e a quantidade de funcionários 600%. As tabelas a seguir mostram a variação destes indicadores ao longo deste período de desenvolvimento da Instituição e descrevem os cursos de graduação implantados e/ou autorizados até 2009 com os respectivos atos legais que os permitem funcionar.

Variação de alguns indicadores sobre o desenvolvimento da Faculdade de Paulínia entre 2002 e 2009

Indicador

2002

2004

2007

2009

Quantidade de cursos de graduação e suas habilitações

3

3

4

10

Quantidade de alunos matriculados

90

180

410

804

Quantidade de docentes

12

24

37

50

Quantidade de funcionários do corpo técnico-administrativo

4

6

8

24

Quantidade de computadores (área acadêmica e administrativa)

20

30

45

74

Quantidade total do acervo bibliográfico

2400

3500

5500

8403

Área construída (m2)

1000

2300

 

3000

As atividades de pós-graduação lato sensu tiveram início no ano de 2006 com o curso de Gestão Ambiental. As atividades de extensão tiveram início no ano 2000 com a oferta de cursos nos campos da Química e Administração.

O amadurecimento adquirido com o passar dos anos tem conduzido a uma melhoria na compreensão dos problemas e necessidades da comunidade. A Instituição tem se esforçado para oferecer resultados no campo da pesquisa por meio do apoio ao desenvolvimento de projetos, no momento isolados, nas áreas de Química e Administração.

A Instituição está, assim, cada vez mais inserida no contexto da sua região, contribuindo para educação superior de graduação, para a extensão de seus conhecimentos à comunidade por meio de cursos e atividades diversas, pelo estímulo à criação cultural, pelo inicio da promoção de atividades pesquisa e de pós-graduação, ao mesmo tempo em que tem expandido a oferta de empregos a professores e profissionais da área técnica e administrativa.

Corpo Administrativo

Bel. Solange Gonçalves Galhardo
Secretária Geral 

Nélida Dalben Portela
Tesoureira

Bel. Daniela Alexsandra Fernandes
Bibliotecária

Rene Mantey Sarli
Administrador de TI

Bel. Genivaldo dos Santos
Técnico de Laboratórios Químicos 

Bel. Michelle Quaiatti de Oliveira
Técnica de Laboratórios Químicos

VESTIBULAR - INSCREVA-SE
× Como posso te ajudar?