O curso de Pedagogia da UNIFACP foi criado em 2009, tendo autorização para seu funcionamento, conforme Portaria SESU 463/08, publicada no DOU, em 26 de junho de 2008 e renovação de seu reconhecimento através da Portaria SERES nº 914, de 27/12/2018, publicada no D.O.U. nº 249, Seção 1, p. 141, de 28/12/2018.

 

Sobre o Curso

Você educador, licenciado em Pedagogia, estará capacitado para desempenhar o mais importante papel social que consiste na formação de sujeitos conscientes e comprometidos com o processo de constantes desafios sociopolíticos, econômicos, culturais e educacionais em que a humanidade se encontra.

Dessa forma, a proposta pedagógica do curso de Pedagogia da UNIFACP compreende o ato educativo nas suas múltiplas implicações e interdependências, bem como nas suas especificidades decorrentes da atuação profissional. Também faz parte dessa formação, capacitar o profissional para a realização de pesquisas científicas a partir do desenvolvimento de uma atitude investigativa.

Evidentemente, o Curso de Licenciatura em Pedagogia abre novas possibilidades e um novo caminho para repensar as intenções pedagógicas e sociais, no sentido de dar respostas concretas às expectativas da comunidade e de uma escola democrática que vislumbre novas perspectivas de ensino/aprendizagem, bem como a busca da excelência na formação dos profissionais de educação.

O curso tem duração de 4 anos, totalizando 8 semestres.

Você pode escolher se quer estudar no período matutino ou noturno.

Matutino: das 8:00 às 11:30, de segunda a sexta-feira.

Noturno: das 19:00 às 22:30, de segunda a sexta-feira.

 

Faça nosso vestibular e comece agora mesmo a investir em seu futuro promissor!

Na UNIFACP, seu sonho torna-se realidade!

O curso de Pedagogia da UNIFACP surgiu a partir da percepção da vital importância de formar educadores qualificados para atender as necessidades da população de Paulínia e região.

Assim, graças a uma equipe de Mestres e Doutores altamente qualificados e motivados para atuarem na inquestionável necessidade de compartilhar conhecimentos com as novas gerações de educadores, o curso de Pedagogia da UNIFACP vem buscando o que é de mais atual para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem.

Portanto, o perfil do pedagogo formado pela UNIFACP decorre de uma compreensão ampla do fenômeno educativo, de seu comprometimento político e ético com uma sociedade mais justa e fraterna e da capacidade de análise, reflexão e atuação nos mais variados espaços educativos, tendo no horizonte as demandas educacionais requeridas pela sociedade brasileira.

Nesse sentido, a partir de 2017, a UNIFACP implantou o projeto Aprendizagem de leitura e escrita na BRINQUEDOTECA destinado ao atendimento das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da comunidade de Paulínia, com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, encaminhadas pelas escolas conveniadas da região. Essa prática pedagógica, realizada pelos estudantes do curso de Pedagogia, transforma as tardes na Brinquedoteca em um laboratório, onde é possível observar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.

 

Mercado de trabalho

O profissional formado pelo Curso de Pedagogia poderá atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, na Modalidade Normal e em cursos de aperfeiçoamento profissional. Está apto para exercer a docência, assim como atuar na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral.

Também se contempla a atuação deste profissional em espaços não escolares como: Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Ambiental, Pedagogia Empresarial e movimentos sociais.

O curso de Pedagogia busca formar um profissional:

  • Que concebe, no seu processo de formação e no exercício de sua atividade profissional, o movimento de formar e ser formado nas relações com os demais agentes sociais da realidade educacional;
  • Que compreende o impacto do desenvolvimento histórico do homem e das transformações das relações sociais globais na formação do educador e nos processos educativos implicados na vida das pessoas;
  • Que se constitui como sujeito da educação, pautado no entendimento de que o fazer pedagógico pressupõe ação-reflexão-ação e está intimamente ligado a dinâmica das relações sociais mais amplas;
  • Comprometido no sentido político e ético com o processo educativo, com a democratização das relações pedagógicas e com a transformação das relações sociais;
  • Capaz de exercer a docência vinculada a sua participação na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral, bem como na elaboração, execução e acompanhamento de programas e atividades educativas;
  • Que tenha na pesquisa um princípio educativo orientador e constitutivo da produção de conhecimentos decorrentes do trabalho pedagógico desenvolvido;
  • Capaz de manejar diferentes metodologias de ensino, utilizar as diferentes linguagens e dominar as tecnologias de informação e comunicação como recursos nos processos didático-pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem;
  • Consciente das demandas educativas locais, regionais, nacionais e globais e da necessidade da formação continuada no seu exercício profissional;
  • Consciente da diversidade humana, respeitando as diferenças étnico-raciais, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiosas e necessidades especiais;
  • Que promova e facilite as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Que tenha consciência de que somos seres em construção e que consequentemente temos necessidade de constante busca pelo conhecimento.
SEMESTRE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
História das Ideias Pedagógicas 80
Fundamentos e Projetos de Educação Ambiental 80
Ética 40
Fundamentos de Sociologia 40
Informática: Tecnologia e Educação 40
Arte e Expressão 40
Metodologia e Organização do Trabalho Acadêmico 40
Psicologia Educacional 40
Didática e Formação Docente 80
Língua Portuguesa 80
Política e Organização da Educação Básica 80
Sociologia Educacional 40
Psicologia do Desenvolvimento 40
Metodologias Ativas 40
Filosofia Educacional 40
Psicologia da Aprendizagem 40
Escola e Comunidade: desafios e prática 40
Literatura Infanto-juvenil 80
Conteúdo e Metodologia da Educação Infantil 80
Prática em Educação Infantil 40
Pedagogia de Projetos na Educação Infantil 40
Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil 80
Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental 40
Prática e Estágio do Ensino Fundamental 40
Fundamentos de Iniciação Científica 40
Conteúdo e Met. do Ensino de Ciências 40
Prática do Ensino de Ciências 40
Metodologia da Alfabetização 80
Prática de Alfabetização 40
Educação Especial e Inclusão Social 40
Libras 40
Estágio Supervisionado II 100
Conteúdo e Met. do Ensino da Língua Portuguesa 40
Prática do Ensino da Língua Portuguesa 40
Conteúdo e Met. do Ensino da Matemática 40
Prática do Ensino da Matemática 40
Metodologia da Pesquisa 40
Direitos Humanos em Educação 40
Prática em Direitos Humanos em Educação 40
Gestão e Supervisão Educacional 40
Prática em Gestão e Supervisão Educacional 40
Diversidade: gênero e cultura 40
Estágio Supervisionado III 100
Conteúdo e Met. do Ensino da História 40
Prática do Ensino da História 40
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Geografia 40
Prática do Ensino da Geografia 40
Educação de Jovens e Adultos 40
Prática em Educação de Jovens e Adultos 40
Comunicação Mídia e Educação 40
Metodologia de Projetos Aplicativos 40
Legislação Educacional e Financiamento 40
Estatística 40
Estágio Supervisionado IV 50
Coordenação Pedagógica: Escola e Mediação 40
Prática em Coordenação Pedagógica 40
Educação em Saúde e Recreação Hospitalar 80
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Artes 40
Prática do Ensino de Artes 40
Rel. etnicorraciais e cultura afro-brasileira e indígena 40
Prática da Iniciação Científica 40
Cont. e Met. do Ensino de Expressão e Movimento 40
Prática do Ensino de Expressão e Movimento 40
Estágio Supervisionado V 50
Educação Patrimonial 40
Prática de Educação Patrimonial 40
Pedagogia Empresarial 40
Prática em Pedagogia Empresarial 40
Contemporaneidade: dificuldades de aprendizagem 80
Ação Educativa e Desenvolvimento Humano 40
Didática para o Ensino a Distância 40
Prática para o Ensino a Distância 40
Planejamento, currículo e avaliação 40
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS 3.200
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 20% adicionais à carga de cada  semestre
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 400
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO 100
TOTAL DO CURSO 3.700