[vc_row full_width=”stretch_row_content”][vc_column][vc_tta_tabs][vc_tta_section title=”Sobre o curso” tab_id=”1591146990173-3b389a1d-2f98″][vc_column_text]O curso de Pedagogia da UNIFACP foi criado em 2009, tendo autorização para seu funcionamento, conforme Portaria SESU 463/08, publicada no DOU, em 26 de junho de 2008 e renovação de seu reconhecimento através da Portaria SERES nº 914, de 27/12/2018, publicada no D.O.U. nº 249, Seção 1, p. 141, de 28/12/2018.
Sobre o Curso
Você educador, licenciado em Pedagogia, estará capacitado para desempenhar o mais importante papel social que consiste na formação de sujeitos conscientes e comprometidos com o processo de constantes desafios sociopolíticos, econômicos, culturais e educacionais em que a humanidade se encontra.
Dessa forma, a proposta pedagógica do curso de Pedagogia da UNIFACP compreende o ato educativo nas suas múltiplas implicações e interdependências, bem como nas suas especificidades decorrentes da atuação profissional. Também faz parte dessa formação, capacitar o profissional para a realização de pesquisas científicas a partir do desenvolvimento de uma atitude investigativa.
Evidentemente, o Curso de Licenciatura em Pedagogia abre novas possibilidades e um novo caminho para repensar as intenções pedagógicas e sociais, no sentido de dar respostas concretas às expectativas da comunidade e de uma escola democrática que vislumbre novas perspectivas de ensino/aprendizagem, bem como a busca da excelência na formação dos profissionais de educação.
O curso tem duração de 4 anos, totalizando 8 semestres.
Noturno: das 19:00 às 22:30, de segunda a sexta-feira.
Faça nosso vestibular e comece agora mesmo a investir em seu futuro promissor!
Na UNIFACP, seu sonho torna-se realidade![/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Perfil do Egresso” tab_id=”1591148487752-693b6e5d-10d4″][vc_column_text]O curso de Pedagogia da UNIFACP surgiu a partir da percepção da vital importância de formar educadores qualificados para atender as necessidades da população de Paulínia e região.
Assim, graças a uma equipe de Mestres e Doutores altamente qualificados e motivados para atuarem na inquestionável necessidade de compartilhar conhecimentos com as novas gerações de educadores, o curso de Pedagogia da UNIFACP vem buscando o que é de mais atual para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem.
Portanto, o perfil do pedagogo formado pela UNIFACP decorre de uma compreensão ampla do fenômeno educativo, de seu comprometimento político e ético com uma sociedade mais justa e fraterna e da capacidade de análise, reflexão e atuação nos mais variados espaços educativos, tendo no horizonte as demandas educacionais requeridas pela sociedade brasileira.
Nesse sentido, a partir de 2017, a UNIFACP implantou o projeto Aprendizagem de leitura e escrita na BRINQUEDOTECA destinado ao atendimento das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da comunidade de Paulínia, com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, encaminhadas pelas escolas conveniadas da região. Essa prática pedagógica, realizada pelos estudantes do curso de Pedagogia, transforma as tardes na Brinquedoteca em um laboratório, onde é possível observar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.
Mercado de trabalho
O profissional formado pelo Curso de Pedagogia poderá atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, na Modalidade Normal e em cursos de aperfeiçoamento profissional. Está apto para exercer a docência, assim como atuar na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral.
Também se contempla a atuação deste profissional em espaços não escolares como: Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Ambiental, Pedagogia Empresarial e movimentos sociais.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Objetivos do Curso” tab_id=”1591152866596-38b91216-2253″][vc_column_text]O curso de Pedagogia busca formar um profissional:
- Que concebe, no seu processo de formação e no exercício de sua atividade profissional, o movimento de formar e ser formado nas relações com os demais agentes sociais da realidade educacional;
- Que compreende o impacto do desenvolvimento histórico do homem e das transformações das relações sociais globais na formação do educador e nos processos educativos implicados na vida das pessoas;
- Que se constitui como sujeito da educação, pautado no entendimento de que o fazer pedagógico pressupõe ação-reflexão-ação e está intimamente ligado a dinâmica das relações sociais mais amplas;
- Comprometido no sentido político e ético com o processo educativo, com a democratização das relações pedagógicas e com a transformação das relações sociais;
- Capaz de exercer a docência vinculada a sua participação na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral, bem como na elaboração, execução e acompanhamento de programas e atividades educativas;
- Que tenha na pesquisa um princípio educativo orientador e constitutivo da produção de conhecimentos decorrentes do trabalho pedagógico desenvolvido;
- Capaz de manejar diferentes metodologias de ensino, utilizar as diferentes linguagens e dominar as tecnologias de informação e comunicação como recursos nos processos didático-pedagógicos para o desenvolvimento da aprendizagem;
- Consciente das demandas educativas locais, regionais, nacionais e globais e da necessidade da formação continuada no seu exercício profissional;
- Consciente da diversidade humana, respeitando as diferenças étnico-raciais, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiosas e necessidades especiais;
- Que promova e facilite as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Que tenha consciência de que somos seres em construção e que consequentemente temos necessidade de constante busca pelo conhecimento.
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Estrutura Curricular” tab_id=”1591148977426-41c3648e-6bfe”][vc_column_text]
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
História das Ideias Pedagógicas | 80 |
Fundamentos e Projetos de Educação Ambiental | 80 |
Ética | 40 |
Fundamentos de Sociologia | 40 |
Informática: Tecnologia e Educação | 40 |
Arte e Expressão | 40 |
Metodologia e Organização do Trabalho Acadêmico | 40 |
Psicologia Educacional | 40 |
Didática e Formação Docente | 80 |
Língua Portuguesa | 80 |
Política e Organização da Educação Básica | 80 |
Sociologia Educacional | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento | 40 |
Metodologias Ativas | 40 |
Filosofia Educacional | 40 |
Psicologia da Aprendizagem | 40 |
Escola e Comunidade: desafios e prática | 40 |
Literatura Infanto-juvenil | 80 |
Conteúdo e Metodologia da Educação Infantil | 80 |
Prática em Educação Infantil | 40 |
Pedagogia de Projetos na Educação Infantil | 40 |
Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil | 80 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino Fundamental | 40 |
Prática e Estágio do Ensino Fundamental | 40 |
Fundamentos de Iniciação Científica | 40 |
Conteúdo e Met. do Ensino de Ciências | 40 |
Prática do Ensino de Ciências | 40 |
Metodologia da Alfabetização | 80 |
Prática de Alfabetização | 40 |
Educação Especial e Inclusão Social | 40 |
Libras | 40 |
Estágio Supervisionado II | 100 |
Conteúdo e Met. do Ensino da Língua Portuguesa | 40 |
Prática do Ensino da Língua Portuguesa | 40 |
Conteúdo e Met. do Ensino da Matemática | 40 |
Prática do Ensino da Matemática | 40 |
Metodologia da Pesquisa | 40 |
Direitos Humanos em Educação | 40 |
Prática em Direitos Humanos em Educação | 40 |
Gestão e Supervisão Educacional | 40 |
Prática em Gestão e Supervisão Educacional | 40 |
Diversidade: gênero e cultura | 40 |
Estágio Supervisionado III | 100 |
Conteúdo e Met. do Ensino da História | 40 |
Prática do Ensino da História | 40 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Geografia | 40 |
Prática do Ensino da Geografia | 40 |
Educação de Jovens e Adultos | 40 |
Prática em Educação de Jovens e Adultos | 40 |
Comunicação Mídia e Educação | 40 |
Metodologia de Projetos Aplicativos | 40 |
Legislação Educacional e Financiamento | 40 |
Estatística | 40 |
Estágio Supervisionado IV | 50 |
Coordenação Pedagógica: Escola e Mediação | 40 |
Prática em Coordenação Pedagógica | 40 |
Educação em Saúde e Recreação Hospitalar | 80 |
Conteúdo e Metodologia do Ensino de Artes | 40 |
Prática do Ensino de Artes | 40 |
Rel. etnicorraciais e cultura afro-brasileira e indígena | 40 |
Prática da Iniciação Científica | 40 |
Cont. e Met. do Ensino de Expressão e Movimento | 40 |
Prática do Ensino de Expressão e Movimento | 40 |
Estágio Supervisionado V | 50 |
Educação Patrimonial | 40 |
Prática de Educação Patrimonial | 40 |
Pedagogia Empresarial | 40 |
Prática em Pedagogia Empresarial | 40 |
Contemporaneidade: dificuldades de aprendizagem | 80 |
Ação Educativa e Desenvolvimento Humano | 40 |
Didática para o Ensino a Distância | 40 |
Prática para o Ensino a Distância | 40 |
Planejamento, currículo e avaliação | 40 |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS | 3.200 |
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS | 20% adicionais à carga de cada semestre |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 400 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO | 100 |
TOTAL DO CURSO | 3.700 |
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Downloads” tab_id=”1591149491805-cc7d63ca-4182″][vc_column_text]
[download id=”108455″]
[download id=”108451″]
[download id=”112934″]
[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column]