O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade tem como objetivo capacitar o aluno a realizar avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, dominando e aplicando as normas e padrões referentes aos sistemas certificáveis. Objetiva melhorara a produtividade da empresa reduzindo desperdícios e obtendo vantagem competitiva através da eficiente gestão da qualidade, isso utilizando modernas ferramentas da qualidade. Aplicando-os nos mais variados tipos de negócios, como comércio, serviços e indústrias.
Objetivos específicos:
Objetiva atender aos postos de trabalho demandados pelas empresas existentes no segmento e as que estão surgindo em ritmo acentuado em todas as cidades, independente do seu tamanho ou importância, oferecendo, ao mercado, profissionais competentes e atualizados com os modernos conceitos tecnológicos e gerenciais da área.
O Tecnólogo em Gestão da Qualidade terá oportunidade de atuar em um amplo mercado de trabalho com inúmeros postos de trabalho, como:
- Técnicos de Controle da Produção;
- Agentes Fiscais Metrológicos e de Qualidade;
- Técnico de Garantia da Qualidade;
- Gerente de Qualidade;
- Supervisor de Qualidade;
- Coordenador de processos.
O perfil desejado do egresso do curso é que esteja apto a atuar no gerenciamento de atividades ligadas à qualidade, nos mais variados segmentos, em empresas dos mais variados portes. Tendo condições não somente de planejar, como implantar e acompanhar projetos de qualidade para certificações, assim como fazer auditorias.
Completando o perfil do egresso do curso, espera-se que seja um profissional capaz de atuar em áreas que abrangem: proposta de melhoria em bens e serviços, apontamento de não conformidade, análise de custos de qualidade, integração da área de qualidade com produtividade e custos, utilização de princípios de gestão da qualidade, fazer aferições, aprovar o rejeitar bens e serviços. Espera-se que esse profissional possa atuar em uma empresa comercial, industrial, serviços ou empresas públicas.
Completa o perfil do egresso desenvolver capacidade de visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos.
Deverá possuir comportamento ético, que supõe respeito, compromisso com o outro, sigilo nas relações profissionais, honestidade e sociabilidade com relação ao público envolvido na sua atividade profissional, empenhando-se na construção da cidadania. Iniciativa e responsabilidade com relação à atividade profissional completam o perfil do egresso, capaz de empreender e desenvolver competências para a inovação e a criação de alternativas para toda e qualquer situação na área de qualidade.
O profissional graduado no curso superior de Tecnologia em Gestão DA QUALIDADE da UNIFACP contempla também as seguintes competências:
O curso desenvolverá no aluno competências para que possa atender às crescentes necessidades do mercado e das organizações em particular, estabelecendo como filosofia a disponibilização do conhecimento científico, na forma de estudo e produção, dentro de tecnologias atuais, a fim de manter a dinâmica do aprendizado à realidade social e econômica.
Pretende-se formar profissionais éticos, com características de liderança e abrangências de conhecimentos, interessados por assuntos logísticos, econômicos e legais, colaboradores na pesquisa científica, inovadores, com capacidade de responder, usando seu intelecto, de forma rápida e pronta, aos questionamentos inerentes ao seu trabalho, atendendo assim às necessidades crescentes de informações das empresas, sendo capazes de estabelecer planejamento estratégico com visão global e interna das organizações, agindo com consciência social e responsabilidade dentro de uma ênfase de gestão.
Carga Horária | |
Comunicação Empresarial | 80 |
Economia de Empresas | 40 |
Estrutura e Administração de Processos | 80 |
Liderança e Gestão de Equipes | 40 |
Ferramentas para a Gestão da Qualidade | 80 |
Fundamentos da Qualidade | 80 |
Evolução do Pensamento Administrativo | 80 |
Contabilidade | 80 |
Fundamentos da Matemática | 40 |
Modelos Normalizados de Sistemas de Gestão, Conceitos e Certificações | 80 |
Integração de Sistemas de Gestão da Qualidade | 80 |
Auditoria da Qualidade | 40 |
Administração do Relacionamento com o Cliente | 80 |
Direito Empresarial e Trabalhista | 80 |
Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais | 80 |
Estatística Aplicada | 40 |
Sustentabilidade Organizacional | 40 |
Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho | 80 |
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios | 80 |
Gestão das Informações Organizacionais | 80 |
Administração Estratégica | 80 |
Excelência Organizacional (FNQ / MEG) | 40 |
Gestão da Qualidade em Serviços | 40 |
Custos da Qualidade e Elaboração e Análise de Projetos | 80 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA CURRICULAR DAS DISCIPLINAS | 1600 |
*** Disciplina Extra-Curricular Optativa: Libras *** | 40 |
TOTAL DE CARGA HORÁRIACURRICULAR / RELÓGIO (1920 X 50 ) / 60 | 1640 |