O curso de CST em Gestão Comercial tem como objetivo formar profissionais que tenham habilidades e competências técnicas sobre os referenciais da qualidade; globais e nacionais, no que se refere aos produtos e serviços produzidos e criados nas organizações, mantendo assim, sempre o foco na ética e nos bons costumes sociais.

Considerando a missão da Instituição associada ao desenvolvimento de educação superior regional e os princípios filosóficos e teórico-metodológicos, propõe-se os seguintes critérios ou elementos para definição não só do perfil dos egressos, como também no desenvolvimento de habilidades e competências, como:

A partir dos conteúdos teóricos e práticos oferecidos aos alunos no decorrer do curso, os profissionais formados pela UNIFACP estarão capacitados a exercer atividades relacionadas às diversas áreas de negócio, atuando no mercado de trabalho por meio de uma postura crítica, responsável e ética, a fim de identificar e solucionar problemas pertinentes ao seu meio profissional.

O curso visa formação de profissionais conscientes dos valores que norteiam sociedades democráticas e aptos ao exercício da cidadania. Só assim estarão em condições de refletir sobre os acontecimentos da realidade social, econômica, política e cultural.

A busca desses objetivos se justifica em função das características que deverão compor o perfil dos egressos do curso Superior de Tecnólogo em de Gestão Comercial da UNIFACP, os quais deverão apresentar os seguintes atributos profissionais: Conhecimento das operações básicas do varejo; identificação das informações necessárias para otimizar as operações do varejo, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações; estruturação dos produtos em famílias para uso da técnica de administração comercial por categoria de produtos; definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição; analisar o perfil dos clientes para otimização do mix de produtos; analisar e definir métodos de fixação de preços que assegurem os parâmetros pré-estabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra; analisar negociações para definição de planejamento tributário; analisar a concorrência para definição de preços e de promoções; analisar e implantar sistemas de comércio eletrônico.

GESTÃO COMERCIAL
CARGA HORÁRIA
Comunicação Empresarial 80
Fundamentos da Administração 80
Administração de Varejo 80
Fundamentos da Logística 80
Distribuição Física 40
Introdução à Economia 40
Gestão de Estoques 80
Mercadologia 80
Gerenciamento de Pessoas 80
Processos Organizacionais 80
Tecnologias para Planejamento e Operações Logísticas 40
Matemática Aplicada 40
Contabilidade Gerencial 80
Modelos de Liderança 80
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 80
Administração de Capital de Giro 80
Estatística Aplicada 40
Técnicas de Negociação 40
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Tópicos Contemporâneos de Gestão Comercial e Serviços 80
Produção e Cadeia de Suprimentos 80
Pesquisa de Mercado 80
Logística no Comércio Eletrônico 40
Desenvolvimento Sustentável 40
Total de horas do curso de Gestão Comercial 1600
DISCIPLINA Optativa CARGA HORÁRIA
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 40