O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNIFACP procura formar profissionais para interagir conhecimentos, experiências e saberes de forma a permitir o desenvolvimento do potencial humano voltado para ações e práticas requeridas por um mercado altamente competitivo. São valorizados a capacidade crítica, criativa, inovativa e as de análise, reflexão e de busca de alternativas de soluções que propiciem alternativas viáveis e exequíveis diante da realidade organizacional na qual o profissional estiver atuando. Os conteúdos propostos na grade curricular do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental aprofundam conceitos e conteúdos voltados para a prática profissional e, ao mesmo tempo, privilegia conteúdos críticos, contemporâneos e emergentes relacionados à profissão. Ambos os eixos são considerados essenciais para a consolidação de uma formação integrada e plena que se pauta nas exigências do mercado. Isto possibilita à FACP a criação de um sólido arcabouço conceitual nos formandos favorecendo a sua evolução integral.

Objetivos específicos:

  • Formar profissionais adequados a realidade nacional e regional, capazes, contudo, de ajustar-se à dinâmica das mudanças dos contextos social, político, econômico e cultural, possuindo conhecimentos técnicos associados a um conjunto de habilidades humanas e técnicas com possibilidades de atuar junto aos diversos tipos de organizações;
  • Formar profissionais que possuam flexibilidade na execução de suas atribuições, se pautando pela lógica globalizada em que as organizações se filiam para atender às necessidades da sociedade no qual estão inseridos.
  • Desenvolver as habilidades, competências e potencialidades dos egressos de forma que sejam capazes de desempenhar suas funções em conformidade com as melhores práticas profissionais e com os preceitos, normas e condutas éticas das organizações nas quais atuam.
  • Formar profissionais que sejam capazes de promover o autodesenvolvimento e a autoaprendizagem, exercendo papel de destaque no desenvolvimento de uma sociedade ambientalmente sustentável.
  • Formar profissionais aptos a exercer um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da comunidade onde atuam;
  • Formar profissionais com vasto conhecimento das técnicas em gestão ambiental aptos a atuarem tanto na esfera pública quanto na esfera privada. Para a empresa.

O perfil do profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade de Paulínia deverá ser constituído, a partir da realidade regional, de uma formação pluralista, porém, com boa e sólida base em duas e complementares dimensões: na área teórico-técnico e na área humanística, permitindo-lhe atuar criticamente, como profissional e como cidadão, na sociedade em que está inserido.

O Tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas – recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições desse profissional. Podendo elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e preservação da natureza.

A competência adquirida através das disciplinas técnicas básicas e específicas ministradas durante todo o curso, voltadas para a questão ambiental e social. No decorrer de todo o curso, o aluno é colocado diante de situações de práticas profissionais. Além disso, Tópicos Integradores, que acontecem nos períodos finais, trabalham os conceitos inerentes à saúde juntos, de forma a estimular a tomada de decisões adequadas levando em consideração a ética e a coerência social.

O profissional graduado no curso superior de Tecnologia em GESTÃO AMBIENTAL da UNIFACP contempla também as seguintes competências:

A capacitação profissional está alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional, planejando, gerenciando e executando as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras, corretivas e preventivas, recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental.

Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental.

1º Módulo CH
Estrutura e Administração de Processos. 80
Ética e Legislação 80
Economia de Empresas 40
Poluição Ambiental 80
Química Tecnológica 40
Fundamentos da Ecologia e Meio Ambiente 80
2º Módulo CH
Evolução do Pensamento Administrativo 80
Resíduo Sólido 40
Emissões Atmosféricas 40
Fundamentos da Matemática 80
Hidrologia 40
Geologia 40
Probabilidade e Estatística 80
3º Módulo CH
Saneamento Básico 80
Comunicação Empresarial 80
Toxicologia 40
Metodologia Científica e Seminários 80
Química ambiental 40
Análise de Risco 40
SIG 40
4º Módulo CH
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Gestão das Informações Organizacionais 80
Sustentabilidade Organizacional 40
Gestão Ambiental 80­­
Sistema de Saúde e Segurança no Trabalho 40
Educação Ambiental 40
Ciências Ambientais 40
TOTAL DE HORAS 1.600
ATIVIDADES DE EXTENSÃO (realizadas em todo período de integralização do curso) 180
CARGA HORÁRIA TOTAL 1.780
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS (OPCIONAL) (40)