Aula Prática da Turma de Nutrição: Explorando os Fatores de Cocção, Reidratação e Índice de Correção no Preparo de Arroz, Feijão, Carne e Hortaliças - UNIFACP - Centro Universitário de Paulínía
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Na formação de nutricionistas, a teoria é fundamental, mas é nas aulas práticas que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar e aplicar todo o conhecimento adquirido. Recentemente, a turma de nutrição teve uma aula prática emocionante no laboratório da cozinha experimental, onde puderam explorar os fatores de cocção, reidratação e índice de correção no preparo de alimentos básicos como arroz, feijão, carne e hortaliças.

O laboratório da cozinha experimental é um ambiente propício para os estudantes de nutrição colocarem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Com uma estrutura equipada e segura, eles podem experimentar diferentes técnicas culinárias e compreender como cada fator de cocção influencia os alimentos.

Durante a aula prática, os alunos se dedicaram a estudar os fatores de cocção, que incluem tempo, temperatura e método de preparo. Eles aprenderam que esses fatores têm um papel fundamental na preservação dos nutrientes dos alimentos, além de influenciar a textura, sabor e aparência dos pratos.

No preparo do arroz, por exemplo, os alunos puderam experimentar diferentes tempos de cozimento e quantidades de água. Eles descobriram que, ao reduzir o tempo de cocção e a quantidade de água, o arroz fica mais al dente, preservando seus nutrientes e resultando em um prato mais saudável.

Já no caso do feijão, os estudantes analisaram a importância da reidratação dos grãos antes do cozimento. Eles aprenderam que essa etapa contribui para uma cocção mais rápida e uniforme, além de facilitar a digestão e a absorção de nutrientes. Essa foi uma descoberta relevante, pois o feijão é uma fonte importante de proteínas e fibras na alimentação.

Outro ponto explorado pelos alunos foi o índice de correção, que consiste em ajustar a composição nutricional de um alimento de acordo com as necessidades de uma dieta específica. Eles entenderam como é possível modificar a quantidade de gordura, sal e outros ingredientes para tornar os pratos mais saudáveis e adequados para diferentes grupos de pessoas, como aqueles com restrições alimentares ou condições de saúde específicas.

A carne e as hortaliças também foram protagonistas durante a aula prática. Os estudantes aprenderam sobre a seleção adequada dos cortes de carne e a forma correta de cozinhá-los para preservar seus nutrientes. Já com as hortaliças, eles exploraram diferentes métodos de preparo, como o cozimento no vapor, que mantém a textura crocante e preserva as vitaminas e minerais.

Essa aula prática proporcionou aos alunos uma experiência completa e enriquecedora, permitindo que eles compreendessem os conceitos teóricos de forma prática e visual. Além disso, reforçou a importância da nutrição na promoção da saúde e na prevenção de doenças, mostrando como pequenos ajustes no preparo dos alimentos podem fazer uma grande diferença na qualidade da dieta.

Ao final da aula, os alunos compartilharam suas impressões e reflexões sobre os aprendizados obtidos. Muitos expressaram a empolgação de poder aplicar seus conhecimentos e a importância de considerar os fatores de cocção, reidratação e índice de correção no dia a dia de suas futuras práticas profissionais.

Em suma, a aula prática da turma de nutrição no laboratório da cozinha experimental foi uma oportunidade única para os alunos explorarem os fatores de cocção, reidratação e índice de correção no preparo de arroz, feijão, carne e hortaliças. Essa experiência contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades práticas e os preparou para enfrentar os desafios da profissão, destacando a importância da alimentação saudável na promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

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