Você, profissional formado(a) no curso de Gestão em Recursos Humanos, estará capacitado(a) para atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos, além de promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologia), com aptidão para elaboração estratégica, programa de qualidade no trabalho e avaliação do clima organizacional.


O curso Superior de Tecnologia em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS foi concebido para suprir a lacuna da comunidade local por profissionais com formação profissional que revele competências e habilidades compatíveis com aquelas recomendadas pelo Catálogo Nacional dos Cursos de Tecnologia, bem como pelo perfil descrito para o profissional segundo o Ministério do Trabalho e ainda características específicas detectadas junto às organizações da região.

Nessa perspectiva, entende-se que um curso superior de tecnologia deva estar voltado à contemporaneidade dos fundamentos e técnicas de “gestão”, que se tornam cada vez mais universais, e à realidade regional, provável área geográfica de atuação dos profissionais que irá formar. É necessário compreender que, embora a competição seja global, a ação é local, o que implica na necessidade de uma visão sistêmica.

Ressalta-se que a crescente demanda por novas ocupações determina a característica marcante dos Cursos de Graduação Tecnológica. São cursos inovadores que possuem um traço profissional de caráter específico, em que a formação profissionalizante (tecnologia específica) está ancorada a uma base tecnológica geral. Nesse sentido, os cursos tecnológicos, destinados a egressos do ensino médio, técnico e superior, devem se diferenciar dos cursos de graduação e dos cursos seqüenciais ao possibilitar ao seu egresso o prosseguimento de estudos em outros cursos e programas de educação superior. Os cursos deverão formar profissionais especializados em segmentos (áreas), tendo como foco um ramo específico. A organização curricular dos cursos de tecnologia fundar-se-á nos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.

As disciplinas são caracterizadas como um conjunto de conhecimentos a ser estudado de forma sistemática, dividido em 4 semestres, com um mínimo de 2 anos e máximo de 4 anos. Visando o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos são realizadas atividades interdisciplinares semestrais ao longo do curso, guardando entre si uma progressão que acompanha o desenvolvimento do conhecimento do aluno desde os primeiros períodos na Instituição.

Levando em conta a figura do futuro profissional, egresso desta IES, alguns aspectos devem ser ressaltados:

  • Deve-se considerar o interesse do aluno por uma aprendizagem efetiva, no sentido de lhe promover maior acesso ao mercado de trabalho, através de etapas rápidas e estimulantes que claramente representem benefícios à sua qualificação profissional, antecipando sua formação tecnológica básica, seguida da complementação de conteúdos de caráter específico e complementar;
  • Tanto quanto possível, a aprendizagem deve sempre ser pessoalmente significativa, buscando-se aproveitar os conceitos e vivências pré-existentes no aluno, a partir do que se constrói a base de conhecimento. Assim, as disciplinas instrumentais devem deixar de ter um fim em si mesmo, buscando sua relação com o universo do aluno, onde estas passam a ter sentido imediato;

Deste modo, o curso visa formar profissionais que busquem a compreensão dos processos e fenômenos organizacionais, em nível estratégico mas principalmente operacional, interagindo com eles e lhes apresentando soluções integrais.

Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos do Curso de Graduação Tecnológico da Faculdade de Paulínia o seguinte perfil específico desejado:

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:

  • A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;
  • O reconhecimento da missão favorece a compreensão dos processos organizacionais e de sua participação nestes, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;
  • O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;
  • Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.

Os objetivos gerais e imediatos a serem perseguidos referem-se às áreas de ensino e extensão:

  • Ensino – pautar pela excelência do ensino tecnológico, pela incorporação de teorias e práticas numa perspectiva global para aplicação local, de acordo com a abrangência do ambiente ao qual está inserida sua atuação.
  • Extensão – inserção na comunidade em que está instalado e em setores econômicos específicos para a prática de atividades de consultoria e operação na esfera da habilitação pretendida.

São objetivos específicos do curso:

  • Responder a uma demanda crescente por profissionais “prontos” na área específica do curso, realizando assim tarefas organizacionais que lhe são afins;
  • Capacitar o futuro graduado para um mercado de trabalho dinâmico e cada vez mais internacionalizado.
  • Agregar ao graduando instrumentos para atuar nas mais diversas empresas, em sua área específica de atuação.

Outro aspecto importante a se considerar reside no desenvolvimento de uma estrutura curricular moderna e apta a desvendar os desafios sociais, de maneira participativa e transparente, buscando a flexibilização curricular e o desenvolvimento de mecanismos institucionais alternativos de integralização curricular, a partir dos mecanismos dispostos nos demais documentos institucionais vigentes, de maneira a dar mais significado ao curso a ser construído pelo aluno.

Disciplinas Carga Horária
Fundamentos da Administração 80
Comunicação Empresarial 80
Introdução à Economia 40
Gerenciamento De Pessoas 80
Administração De Cargos E Salários 40
Sistema De Qualidade 80
Processos Organizacionais 80
Mercadologia 80
Matemática Aplicada 40
Avaliação de Desempenho 80
Treinamento e Desenvolvimento 80
Benefício e Assistência Social 40
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 80
Contabilidade Gerencial 80
Estatística Aplicada 40
Desenvolvimento ee Recursos Humanos 80
Técnicas de Negociação 40
Modelos de Liderança 80
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Produção e Cadeia de Suprimentos 80
Desenvolvimento Sustentável 40
Suprimento de Mão-de-obra 80
Gestão do Conhecimento 40
Sistema de Saúde e Segurança no Trabalho 40
Relações Trabalhistas e Sindicais 40
Carga horária Total: 1600

Estrutura Curricular – Turmas Iniciando em 2012

Disciplinas Carga Horária
Estrutura e Administração de Processos 80
Comunicação Empresarial 80
Economia de Empresas 40
Liderança e Gestao de Equipes 40
Sistema de Qualidade 80
Gerenciamento de Pessoas 80
Evolução do Pensamento Administrativo 80
Contabilidade 80
Fundamentos da Matemática 40
Desenvolvimento de Recursos Humanos 80
Recrutamento e Seleção Pessoal 80
Psicologia Organizacional 40
Libras 40
Direito Empresarial e Trabalhista 80
Administração Mercadológica 80
Estatística Aplicada 40
Treinamento e Desenvolvimento 80
Avaliação de Desempenho 80
Benefícios e Qualidade de Vida no Trabalho 40
Empreendedorismo e Estratégia de Negócios 80
Gestão das Informações Organizacionais 80
Sustentabilidade Organizacional 40
Modelos de Liderança 80
Gestão do Conhecimento 40
Sistema de Saúde e Segurança no Trabalho 40
Remuneração e Cargos e Salários 40
Total Disciplinas: 1600
Atividades Práticas Supervisionadas: 20% adicionais à carga de cada semestre
Libras (optativa) 40
Total Geral: 1640

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