Este curso, voltado para profissionais interessados em auxiliar pessoas com dificuldades de aprendizagem, busca capacitar o educador a lidar com os diferentes aspectos humanos que influenciam o processo pedagógico. Nessa perspectiva, por meio da reflexão e construção do conhecimento pretende levar o estudante a compreensão dos fundamentos e da prática psicopedagógica, analisando os processos individuais e coletivos de aprendizagem que ocorrem no campo educacional.

Curso institucional e clínico.

O curso será destina­do a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e a outros profissionais graduados em áreas afins que se preocupem com questões relacionadas ao campo educacional.

  • Possibilitar a formação de especialistas em Psicopedagogia por meio da compreensão dos fundamentos e da prática psicopedagógica, bem como dos processos individuais e coletivos de aprendizagem, com atenção ao sujeito do conhecimento.
  •   Considerar as contribuições da Psicanálise para a Educação. analisando o papel e as atribuições profissionais do psicopedagogo com ênfase no caráter interdisciplinar da prática psicopedagógica.
  •  Refletir, criticamente, sobre a importância da condução ética, comprometida e responsável do psicopedagogo em espaços escolares e não escolares.
  •  Compreender a educação como prática social que integra e reflete o contexto sócio-econômico-político do qual os atores envolvidos fazem parte.
  •  Conhecer e utilizar os instrumentos necessários às atividades de diagnóstico, planejamento, desenvolvimento e avaliação psicopedagógica, em ambientes escolares.
  •  Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas atividades inerentes ao trabalho psicopedagógico em contextos institucionais, de modo coerente com os pressupostos teóricos estudados.
  •  Elaborar projetos de intervenção psicopedagógica, coerentes com os estudos e as reflexões realizados, para atender demandas recorrentes nas diversas instituições.
Nome da Disciplina Carga Horária
Teorias da Aprendizagem 20h
Aspectos afetivos da aprendizagem 20h
Desenvolvi/o psicomotor, lúdico e gráfico: Implicações na aprendizagem 20h
Desenvolvimento emocional e afetivo: Implicações na aprendizagem 24h
O processo pedagógico frente as diversidades culturais 20h
Psicopedagogia e Inclusão 20h
Desenvolvimento humano e necessidades especiais 20h
Psicopedagogia e contextos de aprendizagem 20h
Contribuições da psicanálise á psicopedagogia 20h
Neurociências e dificuldades de aprendizagem 20h
Psicopatologias e desenvolvimento humano 20h
Diagnóstico e intervenção pedagógica I 20h
Desenvolvi/o cognitivo e processos do pensamento lógico matemático 20h
Desenvolvimento da linguagem e cognição da leitura e escrita. 20h
Psicopedagogia e contextos de aprendizagem 20h
Diagnóstico e intervenção pedagógica II 20h
Metodologia da pesquisa 20h
Estágio institucional 20h
Estágio clínico 20h
Diagnóstico e intervenção pedagógica I 20h
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 20h
Carga Horária Total 420h