Este curso, voltado para professores que pretendam aprofundar seu conhecimento e prática a respeito do processo de alfabetização e letramento, busca por meio de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem, capacitar seus discentes, permitindo-lhes refletir sobre a práxis pedagógica e aperfeiçoar seu desempenho profissional. Além disso, o curso propicia a análise das dimensões linguística, sociopolítica, psicológica e educacional que se encontram imbricadas no processo de aquisição da escrita e da leitura, bem como promove a discussão dos problemas educacionais acerca das propostas para a alfabetização.
O curso será destinado a profissionais que sintam necessidade de capacitação e que aspirem cargos executivos em organizações privadas ou públicas, que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, finanças, marketing e gestão de pessoas.
- Qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento através de fundamentos e metodologias específicas para o ensino e a aprendizagem dessa área do conhecimento.
- Compreender a alfabetização como construção da função social da linguagem escrita na dimensão do letramento, tendo como base a contextualização histórica, as concepções teórico-metodológicas e os processos de ensinar e de aprender dessa área.
- Promover um espaço de reflexão acerca das propostas e dificuldades inerentes ao processo de alfabetização e ao conceito de letramento.
- Garantir acesso qualificado aos conhecimentos de alfabetização capazes de subsidiar o professor alfabetizador em seu trabalho;
- Criar um contexto favorável para a partilha de experiências, construção e ressignificação de práticas de leitura e escrita.
- Objetivar e conceituar o processo de letramento
Nome da Disciplina | Carga Horária |
Teorias da Aprendizagem | 20h |
Aspectos Afetivos da Aprendizagem | 20h |
Desenvolvi/o Psicomotor,Lúdico e Gráfico: Implicações na Aprendizagem | 20h |
Desenvolvimento Emocional e Afetivo: Implicações na Aprendizagem | 24h |
O processo Pedagógico Frente as Diversidades Culturais | 20h |
Alfabetização e Letramento – Práticas sociais de leitura e escrita | 24h |
As politicas educacionais para alfabetização. | 20h |
A construção e evolução das hipóteses de leitura e escrita | 24h |
Arte-educação como ferramenta para o letramento e alfabetização | 20h |
A construção e evolução das hipóteses de leitura e escrita | 24h |
Curriculo Escolar e Práticas Pedagógicas | 20h |
O que é ler? – Estratégias de leitura e Formação de leitores | 24h |
A construção e evolução das hipóteses de leitura e escrita | 20h |
A interdisciplinaridade no processo de letramento e alfabetização | 20h |
Propostas didáticas de letramento e alfabetização | 24h |
A ludicidade no contexto da alfabetização e do letramento | 20h |
Metodologia da pesquisa | 20h |
Trabalho de conclusão de curso | 20h |
Carga Horária Total | 384h |