Este curso, voltado para professores que pretendam aprofundar seu conhecimento e prática a respeito do processo de alfabetização e letramento, busca por meio de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem, capacitar seus discentes, permitindo-lhes refletir sobre a práxis pedagógica e aperfeiçoar seu desempenho profissional. Além disso, o curso propicia a análise das dimensões linguística, sociopolítica, psicológica e educacional que se encontram imbricadas no processo de aquisição da escrita e da leitura, bem como promove a discussão dos problemas educacionais acerca das propostas para a alfabetização.

O curso será destinado a profissionais que sintam necessidade de capacitação e que aspirem cargos executivos em organizações privadas ou públicas, que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, finanças, marketing e gestão de pessoas.

  • Qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento através de fundamentos e metodologias específicas para o ensino e a aprendizagem dessa área do conhecimento.
  • Compreender a alfabetização como construção da função social da linguagem escrita na dimensão do letramento, tendo como base a contextualização histórica, as concepções teórico-metodológicas e os processos de ensinar e de aprender dessa área.
  • Promover um espaço de reflexão acerca das propostas e dificuldades inerentes ao processo de alfabetização e ao conceito de letramento.
  • Garantir acesso qualificado aos conhecimentos de alfabetização capazes de subsidiar o professor alfabetizador em seu trabalho;
  • Criar um contexto favorável para a partilha de experiências, construção e ressignificação de práticas de leitura e escrita.
  • Objetivar e conceituar o processo de letramento
Nome da Disciplina Carga Horária
Teorias da Aprendizagem 20h
Aspectos Afetivos da Aprendizagem 20h
Desenvolvi/o Psicomotor,Lúdico e Gráfico: Implicações na Aprendizagem 20h
Desenvolvimento Emocional e Afetivo: Implicações na Aprendizagem 24h
O processo Pedagógico Frente as Diversidades Culturais 20h
Alfabetização e Letramento – Práticas sociais de leitura e escrita 24h
As politicas educacionais para alfabetização. 20h
A construção e evolução das hipóteses de leitura e escrita 24h
Arte-educação como ferramenta para o letramento e alfabetização 20h
A construção e evolução das hipóteses de leitura e escrita 24h
Curriculo Escolar e Práticas Pedagógicas 20h
O que é ler? – Estratégias de leitura e Formação de leitores 24h
A construção e evolução das hipóteses de leitura e escrita 20h
A interdisciplinaridade no processo de letramento e alfabetização 20h
Propostas didáticas de letramento e alfabetização 24h
A ludicidade no contexto da alfabetização e do letramento 20h
Metodologia da pesquisa 20h
Trabalho de conclusão de curso 20h
Carga Horária Total 384h