A UNIFACP – Centro Universitário de Paulínia – desde sua criação tem como objetivo principal a preocupação de atender as demandas regionais dos cidadãos e das organizações que desenvolvem suas atividades na microrregião em que está inserida.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro Universitário de Paulínia objetiva, sobretudo, contribuir diretamente para o desenvolvimento tecnológico da região e do país, formando profissionais qualificados, norteados por uma ampla consciência humanística e ecológica, em condições adequadas para aplicar e desenvolver conhecimento técnico e científico em harmonia com o meio ambiente, tendo a melhoria da qualidade de vida como premissa essencial na sua efetiva realização pessoal e como instrumento consciente de mudança.
As organizações nascem e permanecem dependentes de um eficaz processo de gestão e de uso de competências no seu fluxo produtivo, sendo de extrema importância o planejamento, a organização, a capacitação e o direcionamento objetivo das suas ações para o crescimento e sua permanência no mercado.
Observando o cenário mundial e focando o alto crescimento da região de Paulínia e seu entorno, onde é ofertado o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, a UNIFACP percebeu a oportunidade da implantação do curso, associado ao alto índice de crescimento de organizações na região
Assim, a capacitação profissional do Gestor financeiro almeja preparar esse profissional para os desafios atuais e principalmente suprir o mercado de trabalho com indivíduos que possam contribuir para a geração de soluções cotidianas que visem a longevidade do negócio. Considerando esse contexto, o CST em Gestão Financeira está dividido em 4 semestres, com um mínimo de 2 anos e máximo de 4 anos. Visando o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos são realizadas atividades interdisciplinares semestrais ao longo do curso, guardando entre si uma progressão que acompanha o desenvolvimento do conhecimento do aluno desde os primeiros períodos na Instituição.
Levando em conta a figura do futuro profissional, egresso, alguns aspectos devem ser ressaltados:
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Deve-se considerar o interesse do aluno por uma aprendizagem efetiva, no sentido de lhe promover maior acesso ao mercado de trabalho, através de etapas rápidas e estimulantes que claramente representem benefícios à sua qualificação profissional, antecipando sua formação tecnológica básica, seguida da complementação de conteúdos de caráter específico e complementar;
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Tanto quanto possível, a aprendizagem deve sempre ser pessoalmente significativa, buscando-se aproveitar os conceitos e vivências pré-existentes no aluno, a partir do que se constrói a base de conhecimento. Assim, as disciplinas instrumentais devem deixar de ter um fim em si mesmo, buscando sua relação com o universo do aluno, onde estas passam a ter sentido imediato;
Deste modo, o curso visa formar profissionais que busquem a compreensão dos processos e fenômenos organizacionais, em nível estratégico, mas principalmente operacional, interagindo com eles e lhes apresentando soluções integrais.
De acordo com o Catálogo Nacional para Cursos Superiores de Tecnologia, espera-se do egresso, ao final do curso, tenha habilidades e competências para:
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aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais;
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na controladoria, trabalhar em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa.
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estar atento às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos;
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analisar demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição;
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colaborar no desenvolvimento do planejamento tributário das organizações;
Tais habilidades e competências deverão permitir a elaboração de informações a partir de dados numéricos, com base na matemática financeira, para tomada de decisões; definir as metodologias de pesquisa econômica e financeira; coletar e organizar informações para elaboração do orçamento empresarial; identificar os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise das empresas; determinar o custo de ações ordinárias e preferenciais, no caso de empresas que atuem no mercado de capitais; identificar oportunidades e ameaças do mercado potencial; determinar os custos das fontes de financiamento a curto e longo prazo; negociar antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber; avaliar potenciais de captação e investimentos de recursos; e desenvolver relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros das empresas.
O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Gestão Financeira na região permitirá que os egressos ocupem as seguintes posições:
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Gerente Administrativo e financeiro;
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Analista de Crédito e Cobrança;
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Analista de Mercado Financeiro;
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Analista de Resultados Financeiros;
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Analista de Investimentos e Captação;
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Supervisor de Operações Financeiras.
Poderá prestar serviços no setor industrial, de serviços, inclusive micro e pequenas empresas e, ainda, desenvolver seu próprio empreendimento.
Os objetivos gerais e imediatos a serem perseguidos referem-se às áreas de ensino e extensão:
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Ensino – pautar pela excelência do ensino tecnológico, pela incorporação de teorias e práticas numa perspectiva global para aplicação local, de acordo com a abrangência do ambiente ao qual está inserida sua atuação.
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Extensão – inserção na comunidade em que está instalado e em setores econômicos específicos para a prática de atividades de consultoria e operação na esfera da habilitação pretendida.
São objetivos específicos do curso:
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Responder a uma demanda crescente por profissionais “prontos” na área específica do curso, realizando assim tarefas organizacionais que lhe são afins;
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capacitar o aluno a otimizar, racionalizar conduzir e aperfeiçoar os processos financeiros existentes nas organizações.
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Agregar ao graduando instrumentos para atuar nas mais diversas empresas, em sua área específica de atuação.
Assim, objetiva-se suprir o mercado de trabalho, com profissionais competentes, atualizados e preparados através do conhecimento técnico necessário para atender às demandas atuais das organizações e da sociedade, estimulando junto ao aluno, sua capacidade crítica e criativa na soluções de problemas vivenciados e no estabelecimento de estratégias para aumentar a eficiência e a sobrevivência das empresas da região.
Dessa forma, procura-se em formar profissionais aptos a interagir conhecimentos, experiências e saberes de forma a permitir o desenvolvimento do potencial humano voltado para ações e práticas requeridas por um mercado altamente competitivo. São valorizados a capacidade crítica, criativa, inovativa e as de análise, reflexão na busca de soluções exequíveis, diante da realidade organizacional vivenciada pelo profissional desse mercado.
RELAÇÃO DE DISCIPLINAS |
HORAS
|
Núcleo programático básico | |
ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS |
80
|
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL |
80
|
ECONOMIA DE EMPRESAS |
40
|
FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA |
80
|
ORÇAMENTO EMPRESARIAL |
80
|
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
40
|
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%) |
(80)
|
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO |
80
|
CONTABILIDADE |
80
|
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA |
40
|
ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PUBLICO |
80
|
CREDITO E COBRANÇA |
80
|
ANALISE DE INVESTIMENTOS |
40
|
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%) |
(80)
|
Núcleo programático avançado | |
DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA |
80
|
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA |
80
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
40
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
80
|
GOVERNANÇA CORPORATIVA. |
80
|
ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS |
40
|
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%) |
(80)
|
Núcleo programático estratégico | |
EMPREENDEDORISMO E ESTRAT. NEGÓCIOS |
80
|
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS |
80
|
SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL |
40
|
CONTROLADORIA |
80
|
INDICADORES DE DESEMPENHO E AVAL. EMPRESAS |
40
|
PLANEJAMENTO CONTÁBIL TRIBUTÁRIO. |
40
|
MERCADO DE CAPITAIS |
40
|
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%) |
(80)
|
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS |
1600
|
DISCIPLINA EXTRACURRICULAR OPTATIVA: LIBRAS |
(40)
|
CARGA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS |
(320)
|
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS + APS |
(1920)
|
TOTAL DE CARGA HORÁRIA EM HORAS RELÓGIO (1920 X 50) / 60 |
1600
|
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