Fies Social: Entenda o funcionamento do programa, principais aspectos e alterações - UNIFACP - Centro Universitário de Paulínía
Feira de Saberes UNIFACPEAD
08/12/2023
Sônia Soranzzo foi agraciada com a Moção Honrosa da Câmara Municipal de Paulínia
07/03/2024
Feira de Saberes UNIFACPEAD
08/12/2023
Sônia Soranzzo foi agraciada com a Moção Honrosa da Câmara Municipal de Paulínia
07/03/2024

A partir do próximo período letivo, estudantes de baixa renda de todo Brasil terão a oportunidade de se inscrever no Fies Social, um programa que oferece financiamento integral para o ensino superior em instituições privadas. Para se qualificar, os candidatos devem ter uma renda familiar de até meio salário mínimo e estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Diferentemente do padrão de financiamento, os candidatos elegíveis não serão avaliados com base no comprometimento da renda mensal, desde que o valor do curso a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos. Atualmente, esses limites são de R$ 60 mil por ano para cursos de medicina e R$ 42,9 mil para outras graduações.

Metade das vagas disponíveis serão reservadas para estudantes de baixa renda, com quotas adicionais para grupos minoritários, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As vagas restantes serão disponibilizadas primeiro para estudantes de políticas de ação afirmativa e, em seguida, para a concorrência geral.

Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação. O Ministério da Educação (MEC) também ressalta que o Fies Social pode priorizar cursos específicos para financiamento integral, conforme determinado em cada edital.

O que é FIES?

O Fies, ou Fundo de Financiamento Estudantil, é uma iniciativa governamental que oferece suporte financeiro para estudantes matriculados em cursos pagos de instituições de ensino superior que estejam participando do programa e tenham recebido avaliação positiva pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para se candidatar ao financiamento, é necessário que o aluno tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.

× Fale Conosco