O Curso bacharelado em Engenharia Civil da UNIFACP tem como objetivo principal promover uma formação técnica sólida aos seus discentes, sem jamais perder de vista todas as características pertinentes à região onde seu campus está inserido, capacitando-os também com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com totais condições de absorver novas tecnologias, estimulando-os com relação a uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; pois somente dessa maneira seus discentes estarão sendo preparados para atuar plenamente como engenheiros civis responsáveis por um fator consciente de mudança e a sua eficaz aplicação no mercado.

O projeto institucional da Faculdade de Paulínia abrange as colocações acima, por meio do currículo proposto.

Para que os objetivos do curso de graduação em engenharia civil da UNIFACP possam ser atingidos, faz-se necessário o desenvolvimento, por parte dos discentes, das seguintes competências e habilidades técnicas durante o curso:

  1. Aplicar conhecimentos físicos e matemáticos à engenharia civil;
  2. Aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia civil;
  3. Projetar e conduzir experimentos pertinentes à engenharia civil;
  4. Interpretar resultados com capacidade crítica, criativa e responsável;
  5. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos dentro da engenharia civil;
  6. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia civil;
  7. Identificar, formular e resolver problemas inerentes à engenharia civil;
  8. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas para aplicação na engenharia civil;
  9. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas voltados à engenharia civil;
  10. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas voltados à engenharia civil;
  11. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  12. Atuar em equipes multidisciplinares;
  13. Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais na engenharia civil;
  14. Avaliar social e ambientalmente o impacto das atividades inerentes à engenharia civil;
  15. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia civil; e
  16. Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

O Centro Universitário de Paulínia oferece para o aluno do curso Engenharia Civil, assim como já o faz para os seus outros cursos estabelecidos, palestras, seminários, cursos voltados para as áreas de Relações Humanas, Língua Portuguesa, Informática, Curso de Línguas, Metodologia da Pesquisa, dentro de seu próprio campus, promovendo uma integração maior entre seus alunos.

O Curso bacharelado em Engenharia Civil da FACP tem em seus objetivos específicos atender aos seguintes pontos:

  • Oferecer formação profissional tecnológica de qualidade;
  • Colaborar no desenvolvimento das organizações instaladas na microrregião onde está inserida;
  • Criar mecanismos de inclusão social;
  • Aproximar a comunidade das atividades empresariais por meio de sua qualificação;
  • Desenvolver, em parceria com as organizações instaladas na microrregião, estudos relativos à engenharia civil de forma a contribuir com o desenvolvimento da ciência;
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular;
  • Incrementar a prática do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento pessoal, econômico e social.

Para que se prepare um bom profissional de Engenharia Civil, o curso foi estruturado de forma a possibilitar uma formação interdisciplinar, buscando formação sólida e fundamentada em conhecimentos básicos e avançados da Engenharia Civil, destacando enfoques tanto Teóricos quanto Práticos, que possibilitem, ao aluno, atuar em vários setores, além da modalidade principal.

Os cursos de terceiro grau da Facp possuem caráter formador de competências, buscando atuar na área de formação específica do aluno, mas também, inserindo-o de forma menos profunda, mas de mesma importância na sociedade. Graças aos diversos cursos em todas as áreas disponíveis, é possível a integração de todos alunos através de intercâmbio de professores e alunos, vivenciar experiências de ensino/aprendizagem, tais como: contatos com docentes, palestrantes e fontes bibliográficas, participar de projetos de pesquisa desenvolvidos durante o curso em seus trabalhos curriculares ou não, citando como exemplo que está inserido no currículo, o Trabalho de Graduação, que é o trabalho de conclusão do curso. O objetivo é desenvolver no aluno competências para a busca e resolução de problemas na área de Engenharia Civil.

Ao findar este trabalho, o aluno deve mostrar:

  • Capacidade de desenvolvimento teórico e/ou prático na implantação de soluções na área.
  • Desenvolver metodologia e senso de responsabilidade que lhe permita uma atuação consciente.
  • Exercitar sua criatividade na resolução de problemas.
  • Trabalhar com independência.
  • Desenvolver iniciativas e agilidade no aperfeiçoamento constante de seus conhecimentos.
  • Compreender, analisar e utilizar o conhecimento no cotidiano.
  • Perceber e interferir em situações que contribuam para a deterioração da qualidade de vida.
Disciplina Carga Horária
Comunicação e Expressão 80
Ética e Legislação 80
Química Tecnologica 40
Administração e Economia para Engenheiros 80
Desenho Técnico 80
Introdução à Engenharia Civil 40
Fundamentos da Matemática 80
Física Mecânica 80
Geometria Analítica 80
Probabilidade e Estatística 80
Computação Básica e Programação 80
Cálculo Diferencial 80
Física Estática Dinâmica 80
Álgebra Linear I 80
Mecânica Geral I 80
Topografia 80
Cálculo Integral 80
Instalações Elétricas 80
Física Eletrcidade 80
Geologia 40
Hidrologia 40
Mecânica Geral II 80
Introdução às Equações Diferenciais  80
Fenômenos de Transporte I 80
Resistência dos Materiais I 80
Mecânica dos Solos 80
Cálculo Numérico 80
Resistência dos Materiais II 80
Fenômenos de Transporte II 80
Estruturas de Concreto I 80
Fundações e Obras de Terra 80
Materiais de Construção Civil 80
Resistência dos Materiais III 80
Estruturas de Concreto II 80
Hidráulica Geral e Aplicada 80
Estática das Estruturas I 80
Projeto e Construção de Estradas 80
Resistência dos Materiais IV 80
Estruturas de Concreto III 80
Instalações Hidráulicas e Sanitárias 80
Técnica e Economia dos Transportes 80
Estática das Estruturas II 80
Construção Civil 80
Estruturas de Madeira 80
Estruturas de Pontes I 80
Método dos Elementos Finitos 40
Saneamento Básico 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Patologias e Medidas Terapêuticas das Construções 40
Ciências Ambientais 40
Estruturas de Pontes II 80
Estruturas Metálicas 80
Introdução à Engenharia de Segurança 40
Planejamento Urbano e Regional 40
Optativa – LIBRAS 40
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
 Total 4000 h/a
Estágio Curricular Supervisionado 160 h/a
 Total Geral 4160 h/a