Esta página tem por finalidade divulgar e esclarecer quais são as ações da Faculdade de Paulínia no que se refere à autoavaliação institucional.
Toda instituição de ensino superior no Brasil está obrigada a disponibilizar na internet informações da sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é o órgão interno com a responsabilidade de coordenar as ações de autoavaliação nos termos da legislação vigente.
A autoavaliação institucional tem como finalidade o levantamento de dados que possibilitem conhecer as diversas dimensões de uma instituição de ensino superior.
As dimensões a serem analisadas são a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas. A organização didático-pedagógica inclui desde o Projeto Pedagógico do curso bem como todas as ações que envolvam o ensino e as atividades acadêmicas previstas para cada curso e para a instituição como um todo. A dimensão denominada corpo docente diz respeito à avaliação desde a titulação acadêmica, a experiência e a atuação dos professores em suas funções na instituição. Por fim, as instalações físicas revelam a dimensão com relação às salas de aula, os recursos tecnológicos, o acervo disponível na biblioteca, os laboratórios de informática e/ou de ensino e demais espaços disponíveis.
Os dados levantados na instituição são objeto de análise e discussão interna, bem como são fornecidos para os órgãos públicos encarregados do acompanhamento das atividades das instituições de ensino.
Todos os sujeitos, internos e externos, envolvidos com a instituição de ensino participam da autoavaliação, seja no planejamento seja na execução das ações. São sujeitos da autoavaliação os professores, os alunos, o corpo técnico administrativo e membros da comunidade externa.
Pretende-se com a autoavaliação identificar as fragilidades e as potencialidades da instituição de ensino, de maneira que com esse processo as fragilidades sejam superadas e as potencialidades direcionadas para a melhoria do ensino.
A CPA deve ser composta de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, incluindo membro da sociedade civil na qual esteja inserida a instituição de ensino superior.
A atuação da CPA será autônoma em relação aos demais órgãos existentes na instituição de educação superior.
É missão da CPA, pela ação de autoavaliação, conhecer a realidade da instituição na qual atua, com a finalidade de propor melhorias para o aperfeiçoamento do ensino ofertado à comunidade estudantil.
O SINAES é supervisionado e coordenado pela CONAES, Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, que é um órgão colegiado formado por representantes do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), dos estudantes do ensino superior, dos professores, do pessoal técnico administrativo das instituições de ensino superior e de membros indicados pelo Ministro da Educação.
Como política de Estado o SINAES deve ser considerado como um mecanismo que pretende a construção por todos os envolvidos de um projeto acadêmico consciente da responsabilidade social e sustentado por princípios de gestão democrática e de autonomia.
Os resultados das avaliações promovidas pelo SINAES devem servir de base para determinação das políticas reguladoras da educação superior, as políticas públicas de expansão e fiscalização da educação superior bem como instrumento de aprimoramento das ações das instituições de ensino superior.
Compõe ainda o SINAES o ENADE, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que tem a finalidade de aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de cada curso de graduação, bem como suas habilidades e suas competências para compreender a realidade e temas de outras áreas do conhecimento humano.
A avaliação das instituições de ensino superior, que incluem a avaliação interna e a externa, deve contemplar as seguintes dimensões:
- a missão da instituição de ensino e o respectivo plano de desenvolvimento institucional;
- as políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão da instituição de ensino superior, como também os procedimentos para o estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e outras modalidades de incentivo;
- a responsabilidade social da instituição perante a comunidade que pretende atender, em especial no que diz respeito à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
- a comunicação e a interação da instituição de ensino superior com a sociedade;
- as políticas da instituição de ensino superior e as condições de trabalho relativamente ao pessoal docente e técnico-administrativo;
- a organização e a gestão da instituição de ensino superior, no que se refere ao funcionamento e representatividade dos órgãos colegiados internos, que inclua a autonomia interna desses órgãos e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
- a infra-estrutura física da instituição de ensino superior, que inclui a avaliação das instalações, dos laboratórios, da biblioteca, dos recursos de informação e da comunicação;
- o planejamento e a avaliação dos processos e dos resultados da autoavaliação institucional;
- as políticas de atendimento aos estudantes;
- a sustentabilidade financeira.
A avaliação externa é conduzida pelo Ministério da Educação, seja pela análise de informações fornecidas pela Instituição de Ensino, seja pela visita in loco de comissão designada para esta finalidade.
Jardim Bela vista
Paulínia – SP (Brasil)