UNIFACP – Centro Universitário de Paulínia – desde sua criação tem como objetivo principal a preocupação de atender as demandas regionais dos cidadãos e das organizações que desenvolvem suas atividades na microrregião em que está inserida.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro Universitário de Paulínia objetiva, sobretudo, contribuir diretamente para o desenvolvimento tecnológico da região e do país, formando profissionais qualificados, norteados por uma ampla consciência humanística e ecológica, em condições adequadas para aplicar e desenvolver conhecimento técnico e científico em harmonia com o meio ambiente, tendo a melhoria da qualidade de vida como premissa essencial na sua efetiva realização pessoal e como instrumento consciente de mudança.

As organizações nascem e permanecem dependentes de um eficaz processo de gestão e de uso de competências no seu fluxo produtivo, sendo de extrema importância o planejamento, a organização, a capacitação e o direcionamento objetivo das suas ações para o crescimento e sua permanência no mercado.

Observando o cenário mundial e focando o alto crescimento da região de Paulínia e seu entorno, onde é ofertado o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, a UNIFACP percebeu a oportunidade da implantação do curso, associado ao alto índice de crescimento de organizações na região

Assim, a capacitação profissional do Gestor financeiro almeja preparar esse profissional para os desafios atuais e principalmente suprir o mercado de trabalho com indivíduos que possam contribuir para a geração de soluções cotidianas que visem a longevidade do negócio. Considerando esse contexto, o CST em Gestão Financeira está dividido em 4 semestres, com um mínimo de 2 anos e máximo de 4 anos. Visando o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos são realizadas atividades interdisciplinares semestrais ao longo do curso, guardando entre si uma progressão que acompanha o desenvolvimento do conhecimento do aluno desde os primeiros períodos na Instituição.

Levando em conta a figura do futuro profissional, egresso, alguns aspectos devem ser ressaltados:

  • Deve-se considerar o interesse do aluno por uma aprendizagem efetiva, no sentido de lhe promover maior acesso ao mercado de trabalho, através de etapas rápidas e estimulantes que claramente representem benefícios à sua qualificação profissional, antecipando sua formação tecnológica básica, seguida da complementação de conteúdos de caráter específico e complementar;

  • Tanto quanto possível, a aprendizagem deve sempre ser pessoalmente significativa, buscando-se aproveitar os conceitos e vivências pré-existentes no aluno, a partir do que se constrói a base de conhecimento. Assim, as disciplinas instrumentais devem deixar de ter um fim em si mesmo, buscando sua relação com o universo do aluno, onde estas passam a ter sentido imediato;

Deste modo, o curso visa formar profissionais que busquem a compreensão dos processos e fenômenos organizacionais, em nível estratégico, mas principalmente operacional, interagindo com eles e lhes apresentando soluções integrais.

De acordo com o Catálogo Nacional para Cursos Superiores de Tecnologia, espera-se do egresso, ao final do curso, tenha habilidades e competências para:

  • aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais;

  • na controladoria, trabalhar em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa.

  • estar atento às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos;

  • analisar demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição;

  • colaborar no desenvolvimento do planejamento tributário das organizações;

Tais habilidades e competências deverão permitir a elaboração de informações a partir de dados numéricos, com base na matemática financeira, para tomada de decisões; definir as metodologias de pesquisa econômica e financeira; coletar e organizar informações para elaboração do orçamento empresarial; identificar os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise das empresas; determinar o custo de ações ordinárias e preferenciais, no caso de empresas que atuem no mercado de capitais; identificar oportunidades e ameaças do mercado potencial; determinar os custos das fontes de financiamento a curto e longo prazo; negociar antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber; avaliar potenciais de captação e investimentos de recursos; e desenvolver relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros das empresas.

O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Gestão Financeira na região permitirá que os egressos ocupem as seguintes posições:

  • Gerente Administrativo e financeiro;

  • Analista de Crédito e Cobrança;

  • Analista de Mercado Financeiro;

  • Analista de Resultados Financeiros;

  • Analista de Investimentos e Captação;

  • Supervisor de Operações Financeiras.

Poderá prestar serviços no setor industrial, de serviços, inclusive micro e pequenas empresas e, ainda, desenvolver seu próprio empreendimento.

Os objetivos gerais e imediatos a serem perseguidos referem-se às áreas de ensino e extensão:

  • Ensino – pautar pela excelência do ensino tecnológico, pela incorporação de teorias e práticas numa perspectiva global para aplicação local, de acordo com a abrangência do ambiente ao qual está inserida sua atuação.

  • Extensão – inserção na comunidade em que está instalado e em setores econômicos específicos para a prática de atividades de consultoria e operação na esfera da habilitação pretendida.

São objetivos específicos do curso:

  • Responder a uma demanda crescente por profissionais “prontos” na área específica do curso, realizando assim tarefas organizacionais que lhe são afins;

  • capacitar o aluno a otimizar, racionalizar conduzir e aperfeiçoar os processos financeiros existentes nas organizações.

  • Agregar ao graduando instrumentos para atuar nas mais diversas empresas, em sua área específica de atuação.

Assim, objetiva-se suprir o mercado de trabalho, com profissionais competentes, atualizados e preparados através do conhecimento técnico necessário para atender às demandas atuais das organizações e da sociedade, estimulando junto ao aluno, sua capacidade crítica e criativa na soluções de problemas vivenciados e no estabelecimento de estratégias para aumentar a eficiência e a sobrevivência das empresas da região.

Dessa forma, procura-se em formar profissionais aptos a interagir conhecimentos, experiências e saberes de forma a permitir o desenvolvimento do potencial humano voltado para ações e práticas requeridas por um mercado altamente competitivo. São valorizados a capacidade crítica, criativa, inovativa e as de análise, reflexão na busca de soluções exequíveis, diante da realidade organizacional vivenciada pelo profissional desse mercado.

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS
 HORAS
Núcleo programático básico
ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS
80
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
80
ECONOMIA DE EMPRESAS
40
FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA
80
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
80
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES
40
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%)
(80)
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
80
CONTABILIDADE
80
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA
40
ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PUBLICO
80
CREDITO E COBRANÇA
80
ANALISE DE INVESTIMENTOS
40
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%)
(80)
Núcleo programático avançado
DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA
80
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
80
ESTATÍSTICA APLICADA
40
MATEMÁTICA FINANCEIRA
80
GOVERNANÇA CORPORATIVA.
80
ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
40
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%)
(80)
Núcleo programático estratégico
EMPREENDEDORISMO E ESTRAT. NEGÓCIOS
80
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS
80
SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL
40
CONTROLADORIA
80
INDICADORES DE DESEMPENHO E AVAL. EMPRESAS
40
PLANEJAMENTO CONTÁBIL TRIBUTÁRIO.
40
MERCADO DE CAPITAIS
40
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%)
(80)

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS

1600

DISCIPLINA EXTRACURRICULAR OPTATIVA: LIBRAS

(40)

CARGA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

(320)

TOTAL DE CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS + APS

(1920)

TOTAL DE CARGA HORÁRIA EM HORAS RELÓGIO (1920 X 50) / 60

1600

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