Os conceitos aplicados neste curso da UNIFACP não perde de vista o contexto mundial, do país e da região em que está inserido, bem como da sociedade brasileira que busca os profissionais, de tal modo a oportunizar apropriações ativas e críticas do conhecimento cientifico, historicamente produzido e dinamicamente evoluído e acumulado, inspirado nos princípios de liberdade, responsabilidade social, e consciência ecológica; com finalidade do pleno desenvolvimento do educando, com ativação didática e estratégica dos conteúdos formadores das estruturas mentais, vinculando-as às habilidades e competências inerentes a todos os seus cursos oferecidos, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual de seus alunos.

Ao avaliar as características e as realidades regionais, o Curso Bacharelado em Engenharia Mecânica a ser implantado pela UNIFACP terá como objetivo formar um Engenheiro com sólida formação técnica nos setores abrangidos pela Engenharia Mecânica mais demandados na região de Paulínia, com atribuições para projetar, executar, administrar, fiscalizar e avaliar as condições de empreendimentos junto à Petrobras e outras empresas de 1ª linha em suas obras e serviços como Petrobrás e Braskem.

O grande número de empresas de grande porte na região da UNIFACP exige que o Engenheiro Mecânico por ela formado tenha sólidos conhecimentos estruturais, tanto ao nível organizacional, como ao nível do projeto propriamente dito. Estruturalmente, o Engenheiro Mecânico formado pela UNIFACP começará a ter contato com a realidade já nos primeiros semestres e, progressivamente, ao nível da resistência dos materiais, dos fenômenos de transporte, de e elementos de máquinas e sua fabricação, das máquinas de fluxo, Especificação e Seleção de Materiais, Elementos de Automação e Robótica, Engenharia Assistida por Computador e Projetos em Engenharia Mecânica.

Esse mesmo grande número de empresas de grande porte na região onde a UNIFACP está inserida necessita de um profissional da área de Engenharia Mecânica com fundamentados conhecimentos em Sistema Fluido Térmicos e Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia, tanto ao nível de Vibrações de Sistemas Mecânicos, como Gerenciamento de Projetos segundo PMBoK, Prince e ISO 21500.

Para a obtenção destes objetivos e do perfil do egresso, serão adotadas técnicas que estimulam o trabalho em equipe, elaborações de projetos práticos; elaboração de Monografias que serão avaliadas por bancas examinadoras; estudo de casos: orientação e supervisão de estágios; incentivo às visitas técnicas às empresas e à participação em cursos e palestras que coloquem o aluno com a realidade de sua efetiva participação técnica e pessoal à sociedade.

O Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da UNIFACP tem por finalidade formar profissionais habilitados a trabalhar e atuar no sistema de Engenharia Mecânica. Ao longo do curso, o aluno adquire conhecimentos técnicos, administrativos e de gestão de projetos, manutenção e ativos, além da especificação e seleção de materiais e sua orçamentação bem como perfeita compreensão dos elementos que compõe o SGI – Sistema de Gestão Integrado (ISO 9.000, ISO 14.000, ISO 26.000 e OHSAS 18.000) necessários aos trabalhos junto à Petrobras e empresas de 1ª linha.

O Engenheiro de Mecânico e suas habilidades, baseado nas diretrizes estabelecidas pelo CONFEA e MEC, referendado recentemente por coordenadores de cursos de Engenharia Mecânica de todo o Brasil após uma série de encontros e debates, em documento entregue ao CONFEA em setembro de 2009:

O Engenheiro Mecânico a ser formado na UNIFACP, além de uma sólida base de formação em ciências básicas – matemática e física –, e da engenharia fundamental, deverá ter uma formação generalista com o aprofundamento em 5 dos principais eixos da formação de um engenheiro mecânico ou modalidades:

1. Projeto de Máquinas – Mecânica Aplicada (CONFEA)

2. Máquinas Térmicas – Termodinâmica Aplicada (CONFEA)

3. Processos de Fabricação -Tecnologia Mecânica (CONFEA)

4. Gerenciamento de Projetos- Construção e Montagem (CONFEA)

5. Gestão da Manutenção e de Ativos.

Com este perfil, o engenheiro mecânico formado na UNIFACP poderá ser responsável pelo desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico poderá desenvolver e projetar máquinas, equipamentos, e veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também poderá supervisionar sua produção. O engenheiro mecânico pode ser responsável pelo cálculo da quantidade necessária de matéria prima, por providenciar moldes das peças que serão fabricadas, criar protótipos e testar os produtos obtidos. Pode organizar sistemas de armazenagem, supervisionar processos e definir normas e procedimentos de segurança para a produção. O engenheiro mecânico poderá, ainda, controlar a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.

O Curso de bacharelado em Engenharia Mecânica da UNIFACP tem como objetivo principal promover uma formação técnica sólida aos seus discentes, sem jamais perder de vista todas as características pertinentes à região onde seu campus está inserido, capacitando-os também com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com totais condições de absorver novas tecnologias, estimulando-os com relação a uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; pois somente dessa maneira seus discentes estarão sendo preparados para atuar plenamente como Engenheiros Mecânicos responsáveis por um fator consciente de mudança e a sua eficaz aplicação no mercado. Tem como objetivos:

  • Oferecer formação profissional tecnológica de qualidade;
  • Colaborar no desenvolvimento das organizações instaladas na microrregião onde está inserida;
  • Criar mecanismos de inclusão social;
  • Aproximar a comunidade das atividades empresariais por meio de sua qualificação;
  • Desenvolver, em parceria com as organizações instaladas na microrregião, estudos relativos à Engenharia Mecânica de forma a contribuir com o desenvolvimento da ciência.
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular; e
  • Incrementar a prática do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento pessoal, econômico e social.
MÓDULO DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA (h)
1 Introdução à Engenharia e a Administração 80
Computação Básica e Programação 80
Fundamentos da Matemática 80
Física Mecânica 80
Desenho Técnico 80
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 1 448
2 Probabilidade e Estatística 80
Geometria Analítica 80
Física Dinâmica 80
Química Tecnológica 40
Comunicação Empresarial 40
Cálculo Diferencial 80
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 2 448
3 Álgebra Linear 80
Ética e Legislação 80
Física Eletricidade 80
Cálculo Integral 80
Mecânica Geral I 80
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 3 448
4 Gestão da Tecnologia e Inovação 80
Cálculo Numérico 80
Fenômeno de Transporte I – Mecânica dos Fluidos 80
Eletricidade Aplicada 80
Mecânica Geral II 80
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 4 448
5 Ciências do Ambiente 80
Fenômeno de Transporte II -Transferência Calor 80
Metrologia Industrial 80
Resistência dos Materiais 80
Usinagem dos Materiais 80
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 5 448
6 Engenharia Econômica 80
Engenharia Assistida por Computador 80
Gestão da Qualidade 80
Termodinâmica Aplicada 80
Elementos de Máquinas 80
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 6 448
7 Eletiva I – Corrosão e Proteção de Materiais 80
Ciência e Tecnologia dos Materiais 80
Máquinas de Fluxo 80
Processos de Conformação Mecânica 80
Sistemas Térmicos 80
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 7 448
8 Processos Metalúrgicos de Fabricação 80
Sistema Fluido Térmico 80
Planejamento, Programação e Controle da Produção 80
Mecânica e Mecanismos da Fratura 80
Máquinas de Elevação e Transporte 80
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 8 448
9 Organização do Trabalho 80
Seleção e Especificação de Materiais 80
Gerenciamento de Projetos 80
Instalações Industriais 80
Eletiva II – Eletricidade Industrial 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 9 448
10 Controle de Sistemas Mecânicos 80
Introdução à Engenharia de Segurança 80
Gestão da Manutenção de Ativos 80
Projetos em Engenharia Mecânica 80
Eletiva III – Automação Industrial 40
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
Atividades de Extensão 48
Total do Módulo 10 448

 

 

RESUMO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE

 BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

TOTAL DAS DISCIPLINAS 3.920
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 160
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EXTRA CLASSE 107
ATIVIDADES DE EXTENSÃO 480
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 667
LIBRAS – (Optativa) 40
TOTAL DE HORAS 4.747