Formar tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos com potencial para:
- Planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios;
- Desenvolver planos de carreira; promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias);
- Planejar programas de qualidade de vida no trabalho, gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização, avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; e avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Objetivos específicos:
Dentro desta visão integradora de conteúdos o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EAD da UNIFACP possui os seguintes objetivos específicos:
- Proporcionar aos discentes uma sólida formação intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho das atividades destinadas à gestão dos processos de recursos humanos;
- Formar profissionais capazes de interagir com outras áreas do conhecimento, estudos organizacionais, projetos gerenciais e de pesquisa, no intuito de corresponder às expectativas da sociedade, os preceitos da ética, principalmente, voltados para a transformação social e o desenvolvimento regional;
- Fomentar a prática do raciocínio lógico, crítico e analítico, para capacitar o futuro profissional a operar valores, desenvolver pessoas e ambientes de trabalho, resolver problemas, atuar com tecnologias, estabelecer políticas na sua área de atuação para trabalhar com competência, conhecimentos, ética, criatividade, flexibilidade e responsabilidade nos diferentes processos de gestão de recursos humanos no setor produtivo nacional;
- Proporcionar o conhecimento do funcionamento empresarial e toda a sua lógica de gestão tendo como essência as funções gerenciais de planejamento, organização, liderança e como resultado a eficiência, eficácia e efetividade empresarial;
- Incentivar a prática científica e os valores éticos e de responsabilidade social desenvolvendo nos discentes a visão estratégica e sistêmica das empresas visando o aumento da eficiência e competitividade empresarial.
- Desenvolver a visão empreendedora, para melhorar o gerenciamento de pessoas respeitando o homem e o meio ambiente;
Proporcionar aos discentes o domínio dos conteúdos fundamentais da prática administrativa, para uma visão crítica das empresas, da sociedade e da profissão, diagnosticando situações e problemas e corrigindo distorções.
O perfil do profissional do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EAD da UNIFACP deverá ser constituído, a partir da realidade regional, de uma formação pluralista, porém, com boa e sólida base em duas e complementares dimensões: na área teórico-técnico e na área humanística, permitindo-lhe atuar criticamente, como profissional e como cidadão, na sociedade em que está inserido.
- Proporcionar aos discentes uma sólida formação intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho das atividades destinadas à gestão dos processos de recursos humanos.
- Formar profissionais capazes de interagir com outras áreas do conhecimento, estudos organizacionais, projetos gerenciais e de pesquisa, no intuito de corresponder às expectativas da sociedade, os preceitos da ética, principalmente, voltados para a transformação social e o desenvolvimento regional.
- Fomentar a prática do raciocínio lógico, crítico e analítico, para capacitar o futuro profissional a operar valores, desenvolver pessoas e ambientes de trabalho, resolver problemas, atuar com tecnologias, estabelecer políticas na sua área de atuação para trabalhar com competência, conhecimentos, ética, criatividade, flexibilidade e responsabilidade nos diferentes processos de gestão de recursos humanos no setor produtivo nacional.
- Proporcionar o conhecimento do funcionamento empresarial e toda a sua lógica de gestão tendo como essência as funções gerenciais de planejamento, organização, liderança e como resultado a eficiência, eficácia e efetividade empresarial.
- Incentivar a prática científica e os valores éticos e de responsabilidade social desenvolvendo nos discentes a visão estratégica e sistêmica das empresas visando o aumento da eficiência e competitividade empresarial.
- Desenvolver a visão empreendedora, para melhorar o gerenciamento de pessoas respeitando o homem e o meio ambiente.
- Proporcionar aos discentes o domínio dos conteúdos fundamentais da prática administrativa, para uma visão crítica das empresas, da sociedade e da profissão, diagnosticando situações e problemas e corrigindo distorções.
As orientações estabelecidas, na matriz curricular e seus respectivos conteúdos programáticos deverão capacitar, por meio da integração multidisciplinar:
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deverá ser um profissional apto a planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios; desenvolver planos de carreira; promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias); planejar programas de qualidade de vida no trabalho; especificar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
O profissional graduado no curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIFACP contempla também as seguintes competências:
Competências e habilidades Gerais:
- Visão empreendedora;
- Desenvoltura, capacidade de persuasão e comunicação com especialistas de outras áreas;
- Capacidade de propor soluções criativas;
- Domínio da linguagem do setor;
- Capacidade de relacionar-se com empatia, solidariedade, saber ouvir, conversar, reconhecer e respeitar as individualidades;
- Pensamento reflexivo, autonomia intelectual;
- Capacidade de aprender e continuar aprendendo;
- Compreensão do indivíduo, da organização e do ambiente de forma ampla reconhecendo e respeitando de forma sustentável suas inter-relações.
- Capacidade de compreensão do desenvolvimento científico e tecnológico do setor de pequenas e médias empresas e de identificação de suas implicações para a vida do ser humano e para o meio-ambiente.
Competências e habilidades específicas:
- Diagnostica, planeja, organiza e dirige as ações referentes aos diversos subprocessos da área de recursos humanos da empresa.
- Controla os processos gerenciais da área de recursos humanos elaborando relatórios, racionalizando e aprimorando os seus diversos subprocessos.
- Assessora tecnicamente todas as unidades da empresa em assuntos relativos aos subprocessos da área de recursos humanos.
- Formula, propõe e acompanha a execução das técnicas e metodologias relativas aos diversos subprocessos da área de recursos humanos efetuando as alterações necessárias quando da implantação das mesmas para obter eficiência e eficácia.
- Garante a atualização das informações relativas ao desenvolvimento das tecnologias relacionadas aos subprocessos da área de recursos humanos.
- Acompanha o desenvolvimento da legislação municipal, regional, nacional e internacional referente ao negócio da empresa que atua.
- Responsabiliza-se pela execução das atividades referentes aos subprocessos da área de recursos humanos atuando como agente disseminador de técnicas e metodologias visando o constante aprimoramento dos mesmos.
- Representa institucionalmente a empresa em assuntos relacionados aos subprocessos da área de recursos humanos quando necessário, seja na comunidade interna e/ou externa.
OBS: Apesar de, segundo o MEC, não ser obrigatório estágio para os cursos Tecnológicos, os alunos que desejarem tem o apoio e orientação da Instituição.
O profissional de Serviço Social, formado pela UNIFACP, deverá possuir um conjunto de conhecimentos que o auxiliem no entendimento da complexidade, da dinâmica social possibilitando ao mesmo interagir com a realidade e capacitando-o para a intervenção social desde uma perspectiva ética e política, e deverá:
- Gerar o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos cidadãos buscando a superação das formas de exclusão e a construção de espaços que garantam relações sociais emancipatórias;
- Mostrar-se competente e comprometido com a construção de projetos sociais compatíveis com a necessária intervenção na realidade brasileira marcada pelas desigualdades sociais;
- Trabalhar com interdisciplinaridade centrada no mundo histórico atual que articule competências ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas;
- Estar apto a pesquisar, diagnosticar, propor planos e programas de ação para diferentes contextos;
- Estar capacitado para elaborar coordenar executar e avaliar programas e projetos nas diferentes políticas públicas, assumindo funções de assessoria, planejamento e gestão;
- Ter atitude que demonstram o comprometimento com a produção científica na construção teórico metodológica do serviço social.
O profissional graduado como Bacharel em Serviço Social EAD da UNIFACP deverá desenvolver aprendizado para as seguintes competências:
Competência ético-política – o Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias. Assim, é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática. Isso implica em assumir valores ético-morais que sustentam a sua prática – valores esses que estão expressos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFAS nº 273/93)5 , e que assumem claramente uma postura profissional de articular sua intervenção aos interesses dos setores majoritários da sociedade;
Competência teórico-metodológica – o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessário um intenso rigor teórico e metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais;
Competência técnico-operativa – o profissional deve conhecer, se apropriar e criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes (Estado, empresas, Organizações Não-governamentais, fundações, autarquias etc.), garantindo assim uma inserção qualificada no mercado de trabalho, que responda às demandas colocadas tanto pelos empregadores, quanto pelos objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade social.
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS | |
CARGA HORÁRIA | |
ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS | 80 |
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | 80 |
ECONOMIA DE EMPRESAS | 40 |
GERENCIAMENTO DE PESSOAS | 80 |
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES | 40 |
SISTEMA DE QUALIDADE | 80 |
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 80 |
CONTABILIDADE | 80 |
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA | 40 |
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 80 |
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL | 80 |
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL | 40 |
DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA | 80 |
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA | 80 |
ESTATÍSTICA APLICADA | 40 |
BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO | 80 |
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO | 80 |
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO | 40 |
EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS | 80 |
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS | 80 |
MODELO DE LIDERANÇA | 40 |
DEPARTAMENTO DE PESSOAL | 40 |
SISTEMA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 80 |
REMUNERAÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS | 80 |
SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL | 80 |
Total do Curso | 1.600 |
Optativa – LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 40 |
Total Geral do Curso | 1.640 |