Formar tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos com potencial para:

  • Planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios;
  • Desenvolver planos de carreira; promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias);
  • Planejar programas de qualidade de vida no trabalho, gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização, avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; e avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Objetivos específicos:

Dentro desta visão integradora de conteúdos o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EAD da UNIFACP possui os seguintes objetivos específicos:

  • Proporcionar aos discentes uma sólida formação intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho das atividades destinadas à gestão dos processos de recursos humanos;
  • Formar profissionais capazes de interagir com outras áreas do conhecimento, estudos organizacionais, projetos gerenciais e de pesquisa, no intuito de corresponder às expectativas da sociedade, os preceitos da ética, principalmente, voltados para a transformação social e o desenvolvimento regional;
  • Fomentar a prática do raciocínio lógico, crítico e analítico, para capacitar o futuro profissional a operar valores, desenvolver pessoas e ambientes de trabalho, resolver problemas, atuar com tecnologias, estabelecer políticas na sua área de atuação para trabalhar com competência, conhecimentos, ética, criatividade, flexibilidade e responsabilidade nos diferentes processos de gestão de recursos humanos no setor produtivo nacional;
  • Proporcionar o conhecimento do funcionamento empresarial e toda a sua lógica de gestão tendo como essência as funções gerenciais de planejamento, organização, liderança e como resultado a eficiência, eficácia e efetividade empresarial;
  • Incentivar a prática científica e os valores éticos e de responsabilidade social desenvolvendo nos discentes a visão estratégica e sistêmica das empresas visando o aumento da eficiência e competitividade empresarial.
  • Desenvolver a visão empreendedora, para melhorar o gerenciamento de pessoas respeitando o homem e o meio ambiente;

Proporcionar aos discentes o domínio dos conteúdos fundamentais da prática administrativa, para uma visão crítica das empresas, da sociedade e da profissão, diagnosticando situações e problemas e corrigindo distorções.

O perfil do profissional do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EAD da UNIFACP deverá ser constituído, a partir da realidade regional, de uma formação pluralista, porém, com boa e sólida base em duas e complementares dimensões: na área teórico-técnico e na área humanística, permitindo-lhe atuar criticamente, como profissional e como cidadão, na sociedade em que está inserido.

  • Proporcionar aos discentes uma sólida formação intelectual, cultural e tecnológica para o desempenho das atividades destinadas à gestão dos processos de recursos humanos.
  • Formar profissionais capazes de interagir com outras áreas do conhecimento, estudos organizacionais, projetos gerenciais e de pesquisa, no intuito de corresponder às expectativas da sociedade, os preceitos da ética, principalmente, voltados para a transformação social e o desenvolvimento regional.
  • Fomentar a prática do raciocínio lógico, crítico e analítico, para capacitar o futuro profissional a operar valores, desenvolver pessoas e ambientes de trabalho, resolver problemas, atuar com tecnologias, estabelecer políticas na sua área de atuação para trabalhar com competência, conhecimentos, ética, criatividade, flexibilidade e responsabilidade nos diferentes processos de gestão de recursos humanos no setor produtivo nacional.
  • Proporcionar o conhecimento do funcionamento empresarial e toda a sua lógica de gestão tendo como essência as funções gerenciais de planejamento, organização, liderança e como resultado a eficiência, eficácia e efetividade empresarial.
  • Incentivar a prática científica e os valores éticos e de responsabilidade social desenvolvendo nos discentes a visão estratégica e sistêmica das empresas visando o aumento da eficiência e competitividade empresarial.
  • Desenvolver a visão empreendedora, para melhorar o gerenciamento de pessoas respeitando o homem e o meio ambiente.
  • Proporcionar aos discentes o domínio dos conteúdos fundamentais da prática administrativa, para uma visão crítica das empresas, da sociedade e da profissão, diagnosticando situações e problemas e corrigindo distorções.

 

As orientações estabelecidas, na matriz curricular e seus respectivos conteúdos programáticos deverão capacitar, por meio da integração multidisciplinar:

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos deverá ser um profissional apto a planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios; desenvolver planos de carreira; promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias); planejar programas de qualidade de vida no trabalho; especificar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

O profissional graduado no curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNIFACP contempla também as seguintes competências:

Competências e habilidades Gerais:

  • Visão empreendedora;
  • Desenvoltura, capacidade de persuasão e comunicação com especialistas de outras áreas;
  • Capacidade de propor soluções criativas;
  • Domínio da linguagem do setor;
  • Capacidade de relacionar-se com empatia, solidariedade, saber ouvir, conversar, reconhecer e respeitar as individualidades;
  • Pensamento reflexivo, autonomia intelectual;
  • Capacidade de aprender e continuar aprendendo;
  • Compreensão do indivíduo, da organização e do ambiente de forma ampla reconhecendo e respeitando de forma sustentável suas inter-relações.
  • Capacidade de compreensão do desenvolvimento científico e tecnológico do setor de pequenas e médias empresas e de identificação de suas implicações para a vida do ser humano e para o meio-ambiente.

 

Competências e habilidades específicas:

  • Diagnostica, planeja, organiza e dirige as ações referentes aos diversos subprocessos da área de recursos humanos da empresa.
  • Controla os processos gerenciais da área de recursos humanos elaborando relatórios, racionalizando e aprimorando os seus diversos subprocessos.
  • Assessora tecnicamente todas as unidades da empresa em assuntos relativos aos subprocessos da área de recursos humanos.
  • Formula, propõe e acompanha a execução das técnicas e metodologias relativas aos diversos subprocessos da área de recursos humanos efetuando as alterações necessárias quando da implantação das mesmas para obter eficiência e eficácia.
  • Garante a atualização das informações relativas ao desenvolvimento das tecnologias relacionadas aos subprocessos da área de recursos humanos.
  • Acompanha o desenvolvimento da legislação municipal, regional, nacional e internacional referente ao negócio da empresa que atua.
  • Responsabiliza-se pela execução das atividades referentes aos subprocessos da área de recursos humanos atuando como agente disseminador de técnicas e metodologias visando o constante aprimoramento dos mesmos.
  • Representa institucionalmente a empresa em assuntos relacionados aos subprocessos da área de recursos humanos quando necessário, seja na comunidade interna e/ou externa.

 

OBS: Apesar de, segundo o MEC, não ser obrigatório estágio para os cursos Tecnológicos, os alunos que desejarem tem o apoio e orientação da Instituição.

O profissional de Serviço Social, formado pela UNIFACP, deverá possuir um conjunto de conhecimentos que o auxiliem no entendimento da complexidade, da dinâmica social possibilitando ao mesmo interagir com a realidade e capacitando-o para a intervenção social desde uma perspectiva ética e política, e deverá:

  • Gerar o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos cidadãos buscando a superação das formas de exclusão e a construção de espaços que garantam relações sociais emancipatórias;
  • Mostrar-se competente e comprometido com a construção de projetos sociais compatíveis com a necessária intervenção na realidade brasileira marcada pelas desigualdades sociais;
  • Trabalhar com interdisciplinaridade centrada no mundo histórico atual que articule competências ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas;
  • Estar apto a pesquisar, diagnosticar, propor planos e programas de ação para diferentes contextos;
  • Estar capacitado para elaborar coordenar executar e avaliar programas e projetos nas diferentes políticas públicas, assumindo funções de assessoria, planejamento e gestão;
  • Ter atitude que demonstram o comprometimento com a produção científica na construção teórico metodológica do serviço social.

 

 

O profissional graduado como Bacharel em Serviço Social EAD da UNIFACP deverá desenvolver aprendizado para as seguintes competências:

Competência ético-política – o Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias. Assim, é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática. Isso implica em assumir valores ético-morais que sustentam a sua prática – valores esses que estão expressos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFAS nº 273/93)5 , e que assumem claramente uma postura profissional de articular sua intervenção aos interesses dos setores majoritários da sociedade;

Competência teórico-metodológica – o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessário um intenso rigor teórico e metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais;

Competência técnico-operativa – o profissional deve conhecer, se apropriar e criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes (Estado, empresas, Organizações Não-governamentais, fundações, autarquias etc.), garantindo assim uma inserção qualificada no mercado de trabalho, que responda às demandas colocadas tanto pelos empregadores, quanto pelos objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade social.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
CARGA HORÁRIA
ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS 80
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 80
ECONOMIA DE EMPRESAS 40
GERENCIAMENTO DE PESSOAS 80
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES 40
SISTEMA DE QUALIDADE 80
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 80
CONTABILIDADE 80
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA 40
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS 80
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 80
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 40
DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA 80
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA 80
ESTATÍSTICA APLICADA 40
BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 80
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 80
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 40
EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS 80
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS 80
MODELO DE LIDERANÇA 40
DEPARTAMENTO DE PESSOAL 40
SISTEMA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 80
REMUNERAÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS 80
SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL 80
Total do Curso 1.600
Optativa – LIBRAS Língua Brasileira de Sinais 40
Total Geral do Curso 1.640