A Química é a ciência que descreve as substâncias, sua composição e propriedades. Desde a antiguidade, o homem precisou produzir objetos para seu uso, como ferramentas, utensílios de cerâmica e tijolos. Procuravam-se respostas à questão “como fazer coisas”. Entretanto, a constituição da matéria sempre fascinou pensadores de todos os tempos. Ela está presente em toda a atividade humana. Substâncias químicas estão presentes no alimento que se consome, ou pode-se dizer que substâncias químicas é o próprio alimento que se ingere, são os medicamentos que se utiliza, são as roupas que se vestem, é o ar que se respira, são os fertilizantes e pesticidas que se utilizam para garantir boas colheitas e evitar a fome. O organismo vivo é um ser químico. Toda nossa vida, doença e morte são processos químicos. A cada instante da vida, tem-se o contato com substâncias químicas, ingerindo-as, inalando-as ou manipulando-as de alguma forma.

A Ciência Química está dividida, classicamente, em grandes áreas como uma forma de facilitar a organização do conhecimento. As áreas clássicas da Química são Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química. A Química Biológica pode ser vista como uma especialização da Química. Nas últimas décadas, diversas áreas interdisciplinares mostraram um grande desenvolvimento como a Química Bioinorgânica, a Química de Produtos Naturais e a Química de Materiais.

Os Químicos são profissionais que sabem como produzir substâncias, isolar substâncias da natureza, utilizar métodos físicos e químicos para entender a composição, e propriedades das substâncias, e sob esses aspectos eles são experimentalistas; desenvolvem também teorias ou se utilizam de teorias propostas nas ciências naturais para procurar entender as leis que regem as reações químicas, e a esse respeito, são teóricos. Alguns químicos são essencialmente experimentalistas, outros essencialmente teóricos, outros ainda desenvolvem-se profissionalmente associado a teoria e a experiência em algum ramo específico da química.

A profissão de Químico compreende diversas funções relacionadas com a produção e análise de substâncias ou materiais. O Químico desenvolve e aperfeiçoa processos de produção e de análises para descobrir a composição, a estrutura e a reatividade de substâncias diante de outros agentes químicos ou de agentes físicos como luz e calor.

Assim, o objetivo do Curso de Bacharel em Química é formar cidadãos críticos comprometidos com as transformações da realidade, ou seja, com o exercício da cidadania e sua construção universal, a fim de que os mesmos atuem na área tecnológica, acompanhando um mercado que se altera cotidianamente. Que possa atuar na ampla diversidade de indústrias do ramo químico presentes na região e também esteja capacitado para ter papel de destaque nos polos e instituições de pesquisa.

O Bacharel em Química, deverá ter formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.

Este profissional atuará na pesquisa, na aplicação de processos e na solução de problemas na área de Química, seja nos campos de atividades socioeconômicas, bem como em institutos de pesquisa e/ou de ensino, deverá manifestar e refletir, na sua prática como profissional e cidadão, habilidades pessoais e profissionais básicas com destacado sentimento de responsabilidade em relação a proteção dos recursos naturais e na busca de qualidade de vida.

O profissional egresso, deverá ter desenvolvido e/ou aprimorado competências e habilidades:

Com relação à sua formação pessoal:

Deve possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos; ter habilidade suficiente em Matemática e Física para compreender e desenvolver formalismos e conceitos em Química; ter capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político; saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo industrial ou uma pesquisa, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas à Química ou a áreas correlatas; saber treinar e orientar seus subordinados de modo que possam realizar seus trabalhos com eficiência e segurança; ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química ou em áreas correlatas; ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com a Química; ter fundamentos e prática interdisciplinar para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas; formação humanística que lhe permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos que direta ou indiretamente são alvo do resultado de suas atividades; interessar-se pelos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos da vida da comunidade a que pertence; estar engajado na luta pela cidadania como condição para a construção de uma sociedade justa, democrática e responsável.

Com relação à compreensão da Química:

Deve compreender os conceitos, leis e princípios da Química; conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos químicos que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico e aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade; acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos; reconhecer a Química como uma construção humana compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos cultural, socioeconômico e político.

Com relação à busca de informação, comunicação e expressão:

Deve saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica e humanística; ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês); saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.); saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem científica, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, “posters”, internet, etc.) em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês).

Com relação ao trabalho de investigação científica e produção/controle de qualidade:

Deve saber investigar os processos naturais e tecnológicos, controlando variáveis, identificando regularidades, interpretando e procedendo a previsões; possuir domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos necessários para garantir a Qualidade dos serviços prestados e para desenvolver e aplicar novas tecnologias de modo a ajustar-se à dinâmica do mercado de trabalho; saber conduzir análises químicas, físico-químicas e químico-biológicas qualitativas e quantitativas e a determinação estrutural de compostos por métodos clássicos e instrumentais, bem como conhecer os princípios básicos de funcionamento dos equipamentos utilizados e as potencialidades e limitações das diferentes técnicas de análise; saber realizar síntese de compostos, incluindo macromoléculas e materiais poliméricos; ter noções de classificação e composição de minerais; ter noções de Química do estado sólido; ser capaz de efetuar a purificação de substâncias e materiais; exercendo, planejando e gerenciando o controle químico da qualidade de matérias-primas e de produtos; saber determinar as características físico-químicas de substâncias e sistemas diversos; ter noções dos principais processos de preparação de materiais para uso da indústria química, eletrônica, óptica, biotecnológica e de telecomunicações modernas; saber elaborar projetos de pesquisa e de desenvolvimento de métodos, produtos e aplicações em sua área de atuação; possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em Química; possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho, inclusive para expedir laudos de segurança em laboratórios, indústrias químicas e biotecnológicas; saber atuar na área de controle ambiental e de tratamento de poluentes e/ou rejeitos químicos industriais, possuindo conhecimento da utilização de processos de manuseio e descarte de materiais e de rejeitos, tendo em vista a preservação da qualidade do ambiente; possuir conhecimento, analisar e utilizar os procedimentos éticos na pesquisa e no trabalho de rotina; saber planejar e desenvolver processos e operações industriais; saber atuar em laboratório químico, sendo capaz de: selecionar, comprar e manusear equipamentos e reagentes.

Com relação à aplicação do conhecimento em Química:

Deve saber realizar avaliação crítica da aplicação do conhecimento em Química tendo em vista o diagnóstico e o equacionamento de questões sociais e ambientais; saber reconhecer os limites éticos envolvidos na pesquisa e na aplicação do conhecimento científico e tecnológico; ter curiosidade intelectual e interesse pela investigação científica e tecnológica, de forma a utilizar o conhecimento científica e socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos; ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo; saber identificar e apresentar soluções criativas para problemas relacionados com a Química ou com áreas correlatas na sua área de atuação; ter capacidade de assessorar o desenvolvimento e a implantação de políticas ambientais; saber realizar estudos de viabilidade técnica e econômica no campo da Química; saber planejar, supervisionar e realizar estudos de caracterização de sistemas de análise; saber planejar a instalação de laboratórios químicos, especificando e supervisionando a instalação de equipamentos; saber realizar o controle de operações ou processos químicos no âmbito de atividades de indústria, vendas, marketing, segurança, administração pública e outras nas quais o conhecimento da Química seja relevante.

Com relação à profissão:

Deve ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade; ter capacidade de vislumbrar possibilidades de ampliação do mercado de trabalho, no atendimento às necessidades da sociedade, desempenhando outras atividades para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja um importante fator; saber adotar os procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios químicos; conhecer aspectos relevantes de administração, de organização industrial e de relações econômicas; saber exercer atividades de direção, supervisão, responsabilidade técnica, assistência técnica, consultoria, assessoria e perícia no âmbito das atribuições do Químico; saber atuar no magistério superior, de acordo com a legislação específica; ser capaz de atender às exigências do mundo do trabalho, com visão ética e humanística, tendo capacidade de vislumbrar possibilidades de ampliação do mesmo, visando atender às necessidades atuais.

A concepção do currículo deste curso parte de alguns pressupostos básicos, que vão nortear a organização e o desenvolvimento dos conteúdos. O princípio fundamental é a maneira como se concebe a aprendizagem: ela é mais efetiva quando é significativa para o aluno, quando se alicerça nas relações dialógicas e quando se constitui em uma construção coletiva que considera as diferenças de desenvolvimento e as diversidades culturais e sociais.

Assim, pensar a formação de profissionais com essas características, é pensar que esta formação deve necessariamente possibilitar situações em que o discente reflita coletivamente sobre sua prática e conhecimento, não apenas a partir das teorias já existentes, mas produzindo novas teorias; tome conhecimento e analise informações disponíveis; esteja integrado nas discussões recentes acerca de assuntos relacionados a Química; conheça e analise problemas ambientais e busque metodologias inovadoras, assumindo plenamente seu papel de agente produtor de conhecimentos.

Tais pressupostos realçam a necessidade da construção de um currículo que considera a necessidade de compatibilização dos programas de disciplinas verificando sua interrelação, evitando excessos de conteúdos e modernizando o curso introduzindo temas atuais. Assim foi proposta a estrutura curricular do Bacharelado em Química.

Nosso objetivo é formar cidadãos críticos comprometidos com as transformações da realidade, ou seja, com o exercício da cidadania e sua construção universal, a fim de que os mesmos atuem na área tecnológica, acompanhando um mercado que se altera cotidianamente.

Para tanto o acadêmico deve passar por um processo gradativo e constante de redefinição de posturas, interpretação da realidade, aquisição de novas habilidades e construção do conhecimento.

Na preparação do acadêmico para o exercício profissional, ele estará sob a supervisão de docentes capacitados aprofundando e ampliando seus conhecimentos à medida em que sua prática é problematizada, desafiando-o a encontrar soluções.

Química Industrial ou Bacharel em Química com atribuições Tecnológicas
(iniciado a partir do 1º semestre de 2021)
Módulo/Sem: 1  – DISCIPLINAS UNIFACPTeo-PratEADTotal
Computação básica e programação (*)20 – 204080
Desenho técnico40 – 40– –80
Física Mecânica65 – 15– –80
Fundamentos da Matemática80 – 0– –80
Química Geral40-40 80
    
Módulo/Sem: 2  – DISCIPLINAS UNIFACPTeo-PratEADTotal
Cálculo Diferencial80 – 0– –80
Comunicação Empresarial40 – 0– –40
Física Dinâmica80 – 0– –80
Química Geral II40 – 40 80
Probabilidade e Estatística (*)30 – 104080
Química Tecnológica35 – 5– –40
    
Módulo/Sem: 3  – DISCIPLINAS UNIFACPTeo-PratEADTotal
Álgebra Linear (*)40 – 04080
Química Clássica65 – 15– –80
Cálculo Integral80 – 0– –80
Ética e Legislação (*)40 – 04080
Física Eletricidade65 – 15– –80
    
Módulo/Sem: 4  – DISCIPLINAS UNIFACPTeo-PratEADTotal
Cálculo Numérico (*)40 – 04080
Química Orgânica65 – 15– –80
Química Inorgânica65 – 15– –80
Gestão da Tecnologia e Inovação (*)40 – 04080
Termodinâmica química60 – 20– –80
    
Módulo/Sem: 5  – DISCIPLINAS UNIFACPTeo-PratEADTotal
Cromatografia30 – 104080
Laboratório de org e inorg40 – 04080
Química Analítica40 – 40– –80
Química Inorgânica40 – 40– –80
Química Orgânica40 – 40– –80
    
Módulo/Sem: 6  – DISCIPLINAS UNIFACPTeo-PratEADTotal
Cromatografia60 – 20– –80
Fundamentos da Bioquímica70 – 10– –80
Sistema de Saúde e Segurança40 – 04080
Operações Unitárias I60 – 20– –80
Tecnologia química (*)40 – 04080
    
Módulo/Sem: 7  – DISCIPLINAS UNIFACPTeo-PratEADTotal
Cinética de reações60 – 20– –80
Análise Espectrométrica e Espectr  80
Química Ambiental30/out– –40
Toxicologia40 – 0– –40
Disciplina eletiva I (*)40 – 04080
Processos Químicos40-04080
Módulo/Sem: 8  – DISCIPLINAS UNIFACPTeo-PratEADTotal
Ciências do Meio Ambiente (*)40 – 04080
Gestão da Qualidade80 – 0– –80
Análise Espectrométrica e Espectr60-20– –80
Sistema de Saúde e Segurança40 – 0– –40
Mineralogia e Cristalografia30/out– –40
TCC40-404080