Este curso, voltado para profissionais interessados em auxiliar pessoas com dificuldades de aprendizagem, busca capacitar o educador a lidar com os diferentes aspectos humanos que influenciam o processo pedagógico. Nessa perspectiva, por meio da reflexão e construção do conhecimento pretende levar o estudante a compreensão dos fundamentos e da prática psicopedagógica, analisando os processos individuais e coletivos de aprendizagem que ocorrem no campo educacional.
Curso institucional e clínico.
O curso será destinado a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e a outros profissionais graduados em áreas afins que se preocupem com questões relacionadas ao campo educacional.
- Possibilitar a formação de especialistas em Psicopedagogia por meio da compreensão dos fundamentos e da prática psicopedagógica, bem como dos processos individuais e coletivos de aprendizagem, com atenção ao sujeito do conhecimento.
- Considerar as contribuições da Psicanálise para a Educação. analisando o papel e as atribuições profissionais do psicopedagogo com ênfase no caráter interdisciplinar da prática psicopedagógica.
- Refletir, criticamente, sobre a importância da condução ética, comprometida e responsável do psicopedagogo em espaços escolares e não escolares.
- Compreender a educação como prática social que integra e reflete o contexto sócio-econômico-político do qual os atores envolvidos fazem parte.
- Conhecer e utilizar os instrumentos necessários às atividades de diagnóstico, planejamento, desenvolvimento e avaliação psicopedagógica, em ambientes escolares.
- Reconhecer a importância do uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas atividades inerentes ao trabalho psicopedagógico em contextos institucionais, de modo coerente com os pressupostos teóricos estudados.
- Elaborar projetos de intervenção psicopedagógica, coerentes com os estudos e as reflexões realizados, para atender demandas recorrentes nas diversas instituições.
Nome da Disciplina | Carga Horária |
Teorias da Aprendizagem | 20h |
Aspectos afetivos da aprendizagem | 20h |
Desenvolvi/o psicomotor, lúdico e gráfico: Implicações na aprendizagem | 20h |
Desenvolvimento emocional e afetivo: Implicações na aprendizagem | 24h |
O processo pedagógico frente as diversidades culturais | 20h |
Psicopedagogia e Inclusão | 20h |
Desenvolvimento humano e necessidades especiais | 20h |
Psicopedagogia e contextos de aprendizagem | 20h |
Contribuições da psicanálise á psicopedagogia | 20h |
Neurociências e dificuldades de aprendizagem | 20h |
Psicopatologias e desenvolvimento humano | 20h |
Diagnóstico e intervenção pedagógica I | 20h |
Desenvolvi/o cognitivo e processos do pensamento lógico matemático | 20h |
Desenvolvimento da linguagem e cognição da leitura e escrita. | 20h |
Psicopedagogia e contextos de aprendizagem | 20h |
Diagnóstico e intervenção pedagógica II | 20h |
Metodologia da pesquisa | 20h |
Estágio institucional | 20h |
Estágio clínico | 20h |
Diagnóstico e intervenção pedagógica I | 20h |
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso | 20h |
Carga Horária Total | 420h |