A UNIFACP – Centro Universitário de Paulínia – desde sua criação tem como objetivo principal a preocupação de atender as demandas regionais dos cidadãos e das organizações que desenvolvem suas atividades na microrregião em que está inserida.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro Universitário de Paulínia objetiva, sobretudo, contribuir diretamente para o desenvolvimento tecnológico da região e do país, formando profissionais qualificados, norteados por uma ampla consciência humanística e ecológica, em condições adequadas para aplicar e desenvolver conhecimento técnico e científico em harmonia com o meio ambiente, tendo a melhoria da qualidade de vida como premissa essencial na sua efetiva realização pessoal e como instrumento consciente de mudança.
As organizações nascem e permanecem dependentes de um eficaz processo de gestão e de uso de competências no seu fluxo produtivo, sendo de extrema importância o planejamento, a organização, a capacitação e o direcionamento objetivo das suas ações para o crescimento e sua permanência no mercado.
Observando o cenário mundial e focando o alto crescimento da região de Paulínia e seu entorno, onde é ofertado o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, a UNIFACP percebeu a oportunidade da implantação do curso, associado ao alto índice de crescimento de organizações na região
Assim, a capacitação profissional do Gestor financeiro almeja preparar esse profissional para os desafios atuais e principalmente suprir o mercado de trabalho com indivíduos que possam contribuir para a geração de soluções cotidianas que visem a longevidade do negócio. Considerando esse contexto, o CST em Gestão Financeira está dividido em 4 semestres, com um mínimo de 2 anos e máximo de 4 anos. Visando o aprofundamento e a aplicação dos conhecimentos são realizadas atividades interdisciplinares semestrais ao longo do curso, guardando entre si uma progressão que acompanha o desenvolvimento do conhecimento do aluno desde os primeiros períodos na Instituição.
Levando em conta a figura do futuro profissional, egresso, alguns aspectos devem ser ressaltados:
Deve-se considerar o interesse do aluno por uma aprendizagem efetiva, no sentido de lhe promover maior acesso ao mercado de trabalho, através de etapas rápidas e estimulantes que claramente representem benefícios à sua qualificação profissional, antecipando sua formação tecnológica básica, seguida da complementação de conteúdos de caráter específico e complementar;
Tanto quanto possível, a aprendizagem deve sempre ser pessoalmente significativa, buscando-se aproveitar os conceitos e vivências pré-existentes no aluno, a partir do que se constrói a base de conhecimento. Assim, as disciplinas instrumentais devem deixar de ter um fim em si mesmo, buscando sua relação com o universo do aluno, onde estas passam a ter sentido imediato;
Deste modo, o curso visa formar profissionais que busquem a compreensão dos processos e fenômenos organizacionais, em nível estratégico, mas principalmente operacional, interagindo com eles e lhes apresentando soluções integrais.
De acordo com o Catálogo Nacional para Cursos Superiores de Tecnologia, espera-se do egresso, ao final do curso, tenha habilidades e competências para:
aplicar métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais;
na controladoria, trabalhar em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa.
estar atento às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos;
analisar demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição;
colaborar no desenvolvimento do planejamento tributário das organizações;
Tais habilidades e competências deverão permitir a elaboração de informações a partir de dados numéricos, com base na matemática financeira, para tomada de decisões; definir as metodologias de pesquisa econômica e financeira; coletar e organizar informações para elaboração do orçamento empresarial; identificar os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise das empresas; determinar o custo de ações ordinárias e preferenciais, no caso de empresas que atuem no mercado de capitais; identificar oportunidades e ameaças do mercado potencial; determinar os custos das fontes de financiamento a curto e longo prazo; negociar antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber; avaliar potenciais de captação e investimentos de recursos; e desenvolver relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros das empresas.
O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Gestão Financeira na região permitirá que os egressos ocupem as seguintes posições:
Gerente Administrativo e financeiro;
Analista de Crédito e Cobrança;
Analista de Mercado Financeiro;
Analista de Resultados Financeiros;
Analista de Investimentos e Captação;
Supervisor de Operações Financeiras.
Poderá prestar serviços no setor industrial, de serviços, inclusive micro e pequenas empresas e, ainda, desenvolver seu próprio empreendimento.
Os objetivos gerais e imediatos a serem perseguidos referem-se às áreas de ensino e extensão:
Ensino – pautar pela excelência do ensino tecnológico, pela incorporação de teorias e práticas numa perspectiva global para aplicação local, de acordo com a abrangência do ambiente ao qual está inserida sua atuação.
Extensão – inserção na comunidade em que está instalado e em setores econômicos específicos para a prática de atividades de consultoria e operação na esfera da habilitação pretendida.
São objetivos específicos do curso:
Responder a uma demanda crescente por profissionais “prontos” na área específica do curso, realizando assim tarefas organizacionais que lhe são afins;
capacitar o aluno a otimizar, racionalizar conduzir e aperfeiçoar os processos financeiros existentes nas organizações.
Agregar ao graduando instrumentos para atuar nas mais diversas empresas, em sua área específica de atuação.
Assim, objetiva-se suprir o mercado de trabalho, com profissionais competentes, atualizados e preparados através do conhecimento técnico necessário para atender às demandas atuais das organizações e da sociedade, estimulando junto ao aluno, sua capacidade crítica e criativa na soluções de problemas vivenciados e no estabelecimento de estratégias para aumentar a eficiência e a sobrevivência das empresas da região.
Dessa forma, procura-se em formar profissionais aptos a interagir conhecimentos, experiências e saberes de forma a permitir o desenvolvimento do potencial humano voltado para ações e práticas requeridas por um mercado altamente competitivo. São valorizados a capacidade crítica, criativa, inovativa e as de análise, reflexão na busca de soluções exequíveis, diante da realidade organizacional vivenciada pelo profissional desse mercado.
RELAÇÃO DE DISCIPLINAS | HORAS |
Núcleo programático básico | |
ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS | 80 |
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL | 80 |
ECONOMIA DE EMPRESAS | 40 |
FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA | 80 |
ORÇAMENTO EMPRESARIAL | 80 |
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES | 40 |
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%) | (80) |
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO | 80 |
CONTABILIDADE | 80 |
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA | 40 |
ECONOMIA E GESTÃO DO SETOR PUBLICO | 80 |
CREDITO E COBRANÇA | 80 |
ANALISE DE INVESTIMENTOS | 40 |
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%) | (80) |
Núcleo programático avançado | |
DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA | 80 |
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA | 80 |
ESTATÍSTICA APLICADA | 40 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 80 |
GOVERNANÇA CORPORATIVA. | 80 |
ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS | 40 |
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%) | (80) |
Núcleo programático estratégico | |
EMPREENDEDORISMO E ESTRAT. NEGÓCIOS | 80 |
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS | 80 |
SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL | 40 |
CONTROLADORIA | 80 |
INDICADORES DE DESEMPENHO E AVAL. EMPRESAS | 40 |
PLANEJAMENTO CONTÁBIL TRIBUTÁRIO. | 40 |
MERCADO DE CAPITAIS | 40 |
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS 20%) | (80) |
TOTAL DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS | 1600 |
DISCIPLINA EXTRACURRICULAR OPTATIVA: LIBRAS | (40) |
CARGA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS | (320) |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS + APS | (1920) |
TOTAL DE CARGA HORÁRIA EM HORAS RELÓGIO (1920 X 50) / 60 | 1600 |
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