Os conceitos aplicados neste curso da UNIFACP não perde de vista o contexto mundial, do país e da região em que está inserido, bem como da sociedade brasileira que busca os profissionais, de tal modo a oportunizar apropriações ativas e críticas do conhecimento cientifico, historicamente produzido e dinamicamente evoluído e acumulado, inspirado nos princípios de liberdade, responsabilidade social, e consciência ecológica; com finalidade do pleno desenvolvimento do educando, com ativação didática e estratégica dos conteúdos formadores das estruturas mentais, vinculando-as às habilidades e competências inerentes a todos os seus cursos oferecidos, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual de seus alunos.

Ao avaliar as características e as realidades regionais, o Curso Bacharelado em Engenharia Mecânica a ser implantado pela UNIFACP terá como objetivo formar um Engenheiro com sólida formação técnica nos setores abrangidos pela Engenharia Mecânica mais demandados na região de Paulínia, com atribuições para projetar, executar, administrar, fiscalizar e avaliar as condições de empreendimentos junto à Petrobras e outras empresas de 1ª linha em suas obras e serviços como Petrobrás e Braskem.

O grande número de empresas de grande porte na região da UNIFACP exige que o Engenheiro Mecânico por ela formado tenha sólidos conhecimentos estruturais, tanto ao nível organizacional, como ao nível do projeto propriamente dito. Estruturalmente, o Engenheiro Mecânico formado pela UNIFACP começará a ter contato com a realidade já nos primeiros semestres e, progressivamente, ao nível da resistência dos materiais, dos fenômenos de transporte, de e elementos de máquinas e sua fabricação, das máquinas de fluxo, Especificação e Seleção de Materiais, Elementos de Automação e Robótica, Engenharia Assistida por Computador e Projetos em Engenharia Mecânica.

Esse mesmo grande número de empresas de grande porte na região onde a UNIFACP está inserida necessita de um profissional da área de Engenharia Mecânica com fundamentados conhecimentos em Sistema Fluido Térmicos e Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia, tanto ao nível de Vibrações de Sistemas Mecânicos, como Gerenciamento de Projetos segundo PMBoK, Prince e ISO 21500.

Para a obtenção destes objetivos e do perfil do egresso, serão adotadas técnicas que estimulam o trabalho em equipe, elaborações de projetos práticos; elaboração de Monografias que serão avaliadas por bancas examinadoras; estudo de casos: orientação e supervisão de estágios; incentivo às visitas técnicas às empresas e à participação em cursos e palestras que coloquem o aluno com a realidade de sua efetiva participação técnica e pessoal à sociedade.

O Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da UNIFACP tem por finalidade formar profissionais habilitados a trabalhar e atuar no sistema de Engenharia Mecânica. Ao longo do curso, o aluno adquire conhecimentos técnicos, administrativos e de gestão de projetos, manutenção e ativos, além da especificação e seleção de materiais e sua orçamentação bem como perfeita compreensão dos elementos que compõe o SGI – Sistema de Gestão Integrado (ISO 9.000, ISO 14.000, ISO 26.000 e OHSAS 18.000) necessários aos trabalhos junto à Petrobras e empresas de 1ª linha.

O Engenheiro de Mecânico e suas habilidades, baseado nas diretrizes estabelecidas pelo CONFEA e MEC, referendado recentemente por coordenadores de cursos de Engenharia Mecânica de todo o Brasil após uma série de encontros e debates, em documento entregue ao CONFEA em setembro de 2009:

O Engenheiro Mecânico a ser formado na UNIFACP, além de uma sólida base de formação em ciências básicas – matemática e física –, e da engenharia fundamental, deverá ter uma formação generalista com o aprofundamento em 5 dos principais eixos da formação de um engenheiro mecânico ou modalidades:

1. Projeto de Máquinas – Mecânica Aplicada (CONFEA)

2. Máquinas Térmicas – Termodinâmica Aplicada (CONFEA)

3. Processos de Fabricação -Tecnologia Mecânica (CONFEA)

4. Gerenciamento de Projetos- Construção e Montagem (CONFEA)

5. Gestão da Manutenção e de Ativos.

Com este perfil, o engenheiro mecânico formado na UNIFACP poderá ser responsável pelo desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico poderá desenvolver e projetar máquinas, equipamentos, e veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também poderá supervisionar sua produção. O engenheiro mecânico pode ser responsável pelo cálculo da quantidade necessária de matéria prima, por providenciar moldes das peças que serão fabricadas, criar protótipos e testar os produtos obtidos. Pode organizar sistemas de armazenagem, supervisionar processos e definir normas e procedimentos de segurança para a produção. O engenheiro mecânico poderá, ainda, controlar a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.

O Curso de bacharelado em Engenharia Mecânica da UNIFACP tem como objetivo principal promover uma formação técnica sólida aos seus discentes, sem jamais perder de vista todas as características pertinentes à região onde seu campus está inserido, capacitando-os também com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com totais condições de absorver novas tecnologias, estimulando-os com relação a uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; pois somente dessa maneira seus discentes estarão sendo preparados para atuar plenamente como Engenheiros Mecânicos responsáveis por um fator consciente de mudança e a sua eficaz aplicação no mercado. Tem como objetivos:

  • Oferecer formação profissional tecnológica de qualidade;
  • Colaborar no desenvolvimento das organizações instaladas na microrregião onde está inserida;
  • Criar mecanismos de inclusão social;
  • Aproximar a comunidade das atividades empresariais por meio de sua qualificação;
  • Desenvolver, em parceria com as organizações instaladas na microrregião, estudos relativos à Engenharia Mecânica de forma a contribuir com o desenvolvimento da ciência.
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular; e
  • Incrementar a prática do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento pessoal, econômico e social.
MÓDULODISCIPLINACARGA
HORÁRIA (h)
1Introdução à Engenharia e a Administração80
Computação Básica e Programação80
Fundamentos da Matemática80
Física Mecânica80
Desenho Técnico80
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 1448
2Probabilidade e Estatística80
Geometria Analítica80
Física Dinâmica80
Química Tecnológica40
Comunicação Empresarial40
Cálculo Diferencial80
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 2448
3Álgebra Linear80
Ética e Legislação80
Física Eletricidade80
Cálculo Integral80
Mecânica Geral I80
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 3448
4Gestão da Tecnologia e Inovação80
Cálculo Numérico80
Fenômeno de Transporte I – Mecânica dos Fluidos80
Eletricidade Aplicada80
Mecânica Geral II80
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 4448
5Ciências do Ambiente80
Fenômeno de Transporte II -Transferência Calor80
Metrologia Industrial80
Resistência dos Materiais80
Usinagem dos Materiais80
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 5448
6Engenharia Econômica80
Engenharia Assistida por Computador80
Gestão da Qualidade80
Termodinâmica Aplicada80
Elementos de Máquinas80
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 6448
7Eletiva I – Corrosão e Proteção de Materiais80
Ciência e Tecnologia dos Materiais80
Máquinas de Fluxo80
Processos de Conformação Mecânica80
Sistemas Térmicos80
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 7448
8Processos Metalúrgicos de Fabricação80
Sistema Fluido Térmico80
Planejamento, Programação e Controle da Produção80
Mecânica e Mecanismos da Fratura80
Máquinas de Elevação e Transporte80
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 8448
9Organização do Trabalho80
Seleção e Especificação de Materiais80
Gerenciamento de Projetos80
Instalações Industriais80
Eletiva II – Eletricidade Industrial40
Trabalho de Conclusão de Curso I40
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 9448
10Controle de Sistemas Mecânicos80
Introdução à Engenharia de Segurança80
Gestão da Manutenção de Ativos80
Projetos em Engenharia Mecânica80
Eletiva III – Automação Industrial40
Trabalho de Conclusão de Curso II40
Atividades de Extensão48
Total do Módulo 10448

 

 

RESUMO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE

 BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

TOTAL DAS DISCIPLINAS3.920
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO160
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EXTRA CLASSE107
ATIVIDADES DE EXTENSÃO480
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS667
LIBRAS – (Optativa)40
TOTAL DE HORAS4.747