Os conceitos aplicados neste curso da UNIFACP não perde de vista o contexto mundial, do país e da região em que está inserido, bem como da sociedade brasileira que busca os profissionais, de tal modo a oportunizar apropriações ativas e críticas do conhecimento cientifico, historicamente produzido e dinamicamente evoluído e acumulado, inspirado nos princípios de liberdade, responsabilidade social, e consciência ecológica; com finalidade do pleno desenvolvimento do educando, com ativação didática e estratégica dos conteúdos formadores das estruturas mentais, vinculando-as às habilidades e competências inerentes a todos os seus cursos oferecidos, visando à progressiva autonomia profissional e intelectual de seus alunos.
Ao avaliar as características e as realidades regionais, o Curso Bacharelado em Engenharia Mecânica a ser implantado pela UNIFACP terá como objetivo formar um Engenheiro com sólida formação técnica nos setores abrangidos pela Engenharia Mecânica mais demandados na região de Paulínia, com atribuições para projetar, executar, administrar, fiscalizar e avaliar as condições de empreendimentos junto à Petrobras e outras empresas de 1ª linha em suas obras e serviços como Petrobrás e Braskem.
O grande número de empresas de grande porte na região da UNIFACP exige que o Engenheiro Mecânico por ela formado tenha sólidos conhecimentos estruturais, tanto ao nível organizacional, como ao nível do projeto propriamente dito. Estruturalmente, o Engenheiro Mecânico formado pela UNIFACP começará a ter contato com a realidade já nos primeiros semestres e, progressivamente, ao nível da resistência dos materiais, dos fenômenos de transporte, de e elementos de máquinas e sua fabricação, das máquinas de fluxo, Especificação e Seleção de Materiais, Elementos de Automação e Robótica, Engenharia Assistida por Computador e Projetos em Engenharia Mecânica.
Esse mesmo grande número de empresas de grande porte na região onde a UNIFACP está inserida necessita de um profissional da área de Engenharia Mecânica com fundamentados conhecimentos em Sistema Fluido Térmicos e Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia, tanto ao nível de Vibrações de Sistemas Mecânicos, como Gerenciamento de Projetos segundo PMBoK, Prince e ISO 21500.
Para a obtenção destes objetivos e do perfil do egresso, serão adotadas técnicas que estimulam o trabalho em equipe, elaborações de projetos práticos; elaboração de Monografias que serão avaliadas por bancas examinadoras; estudo de casos: orientação e supervisão de estágios; incentivo às visitas técnicas às empresas e à participação em cursos e palestras que coloquem o aluno com a realidade de sua efetiva participação técnica e pessoal à sociedade.
O Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica da UNIFACP tem por finalidade formar profissionais habilitados a trabalhar e atuar no sistema de Engenharia Mecânica. Ao longo do curso, o aluno adquire conhecimentos técnicos, administrativos e de gestão de projetos, manutenção e ativos, além da especificação e seleção de materiais e sua orçamentação bem como perfeita compreensão dos elementos que compõe o SGI – Sistema de Gestão Integrado (ISO 9.000, ISO 14.000, ISO 26.000 e OHSAS 18.000) necessários aos trabalhos junto à Petrobras e empresas de 1ª linha.
O Engenheiro de Mecânico e suas habilidades, baseado nas diretrizes estabelecidas pelo CONFEA e MEC, referendado recentemente por coordenadores de cursos de Engenharia Mecânica de todo o Brasil após uma série de encontros e debates, em documento entregue ao CONFEA em setembro de 2009:
O Engenheiro Mecânico a ser formado na UNIFACP, além de uma sólida base de formação em ciências básicas – matemática e física –, e da engenharia fundamental, deverá ter uma formação generalista com o aprofundamento em 5 dos principais eixos da formação de um engenheiro mecânico ou modalidades:
1. Projeto de Máquinas – Mecânica Aplicada (CONFEA)
2. Máquinas Térmicas – Termodinâmica Aplicada (CONFEA)
3. Processos de Fabricação -Tecnologia Mecânica (CONFEA)
4. Gerenciamento de Projetos- Construção e Montagem (CONFEA)
5. Gestão da Manutenção e de Ativos.
Com este perfil, o engenheiro mecânico formado na UNIFACP poderá ser responsável pelo desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico poderá desenvolver e projetar máquinas, equipamentos, e veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Também poderá supervisionar sua produção. O engenheiro mecânico pode ser responsável pelo cálculo da quantidade necessária de matéria prima, por providenciar moldes das peças que serão fabricadas, criar protótipos e testar os produtos obtidos. Pode organizar sistemas de armazenagem, supervisionar processos e definir normas e procedimentos de segurança para a produção. O engenheiro mecânico poderá, ainda, controlar a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.
O Curso de bacharelado em Engenharia Mecânica da UNIFACP tem como objetivo principal promover uma formação técnica sólida aos seus discentes, sem jamais perder de vista todas as características pertinentes à região onde seu campus está inserido, capacitando-os também com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com totais condições de absorver novas tecnologias, estimulando-os com relação a uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de uma visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; pois somente dessa maneira seus discentes estarão sendo preparados para atuar plenamente como Engenheiros Mecânicos responsáveis por um fator consciente de mudança e a sua eficaz aplicação no mercado. Tem como objetivos:
- Oferecer formação profissional tecnológica de qualidade;
- Colaborar no desenvolvimento das organizações instaladas na microrregião onde está inserida;
- Criar mecanismos de inclusão social;
- Aproximar a comunidade das atividades empresariais por meio de sua qualificação;
- Desenvolver, em parceria com as organizações instaladas na microrregião, estudos relativos à Engenharia Mecânica de forma a contribuir com o desenvolvimento da ciência.
- Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
- Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
- Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
- Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
- Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
- Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
- Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular; e
- Incrementar a prática do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento pessoal, econômico e social.
MÓDULO | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA (h) |
1 | Introdução à Engenharia e a Administração | 80 |
Computação Básica e Programação | 80 | |
Fundamentos da Matemática | 80 | |
Física Mecânica | 80 | |
Desenho Técnico | 80 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 1 | 448 | |
2 | Probabilidade e Estatística | 80 |
Geometria Analítica | 80 | |
Física Dinâmica | 80 | |
Química Tecnológica | 40 | |
Comunicação Empresarial | 40 | |
Cálculo Diferencial | 80 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 2 | 448 | |
3 | Álgebra Linear | 80 |
Ética e Legislação | 80 | |
Física Eletricidade | 80 | |
Cálculo Integral | 80 | |
Mecânica Geral I | 80 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 3 | 448 | |
4 | Gestão da Tecnologia e Inovação | 80 |
Cálculo Numérico | 80 | |
Fenômeno de Transporte I – Mecânica dos Fluidos | 80 | |
Eletricidade Aplicada | 80 | |
Mecânica Geral II | 80 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 4 | 448 | |
5 | Ciências do Ambiente | 80 |
Fenômeno de Transporte II -Transferência Calor | 80 | |
Metrologia Industrial | 80 | |
Resistência dos Materiais | 80 | |
Usinagem dos Materiais | 80 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 5 | 448 | |
6 | Engenharia Econômica | 80 |
Engenharia Assistida por Computador | 80 | |
Gestão da Qualidade | 80 | |
Termodinâmica Aplicada | 80 | |
Elementos de Máquinas | 80 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 6 | 448 | |
7 | Eletiva I – Corrosão e Proteção de Materiais | 80 |
Ciência e Tecnologia dos Materiais | 80 | |
Máquinas de Fluxo | 80 | |
Processos de Conformação Mecânica | 80 | |
Sistemas Térmicos | 80 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 7 | 448 | |
8 | Processos Metalúrgicos de Fabricação | 80 |
Sistema Fluido Térmico | 80 | |
Planejamento, Programação e Controle da Produção | 80 | |
Mecânica e Mecanismos da Fratura | 80 | |
Máquinas de Elevação e Transporte | 80 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 8 | 448 | |
9 | Organização do Trabalho | 80 |
Seleção e Especificação de Materiais | 80 | |
Gerenciamento de Projetos | 80 | |
Instalações Industriais | 80 | |
Eletiva II – Eletricidade Industrial | 40 | |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 9 | 448 | |
10 | Controle de Sistemas Mecânicos | 80 |
Introdução à Engenharia de Segurança | 80 | |
Gestão da Manutenção de Ativos | 80 | |
Projetos em Engenharia Mecânica | 80 | |
Eletiva III – Automação Industrial | 40 | |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 | |
Atividades de Extensão | 48 | |
Total do Módulo 10 | 448 |
RESUMO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA | |
TOTAL DAS DISCIPLINAS | 3.920 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC | 80 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 160 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES EXTRA CLASSE | 107 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 480 |
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS | 667 |
LIBRAS – (Optativa) | 40 |
TOTAL DE HORAS | 4.747 |