O curso de graduação da Engenharia de Produção pretende atingir todos aqueles que procuram na Engenharia ou na área de produção, capacitação técnica e humanística que os habilitem a inserir-se no mercado de trabalho, além de contribuir para seu crescimento pessoal, profissional e de cidadania. O foco do curso está direcionado para as diversas áreas da indústria. A ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), no documento, “Engenharia de Produção: Grande Área e Diretrizes Curriculares”, define como sub-áreas da Engenharia de Produção:

1.Gerência de Produção

2 Qualidade

3 Gestão Econômica

4 Ergonomia e Segurança do Trabalho

5 Engenharia do Produto

6 Pesquisa Operacional

7 Estratégia e Organizações

8 Gestão da Tecnologia

9 Sistemas de Informação

10 Gestão Ambiental

Este conjunto de sub-áreas, exceto a 11ª, está integralmente contemplado na Resolução CNE/CES 11/2002 que “Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia”, na forma de conteúdos profissionalizantes e devem constituir o núcleo de conteúdos profissionalizantes de todos os cursos de Engenharia da Produção.

A formação acadêmica proposta permite ainda, desenvolver projetos e soluções envolvendo projetos de produção, com informações atualizadas das principais tecnologias. Outro fator importante é o desenvolvimento de capacidades para assimilar as novas tecnologias que, de acordo com a dinâmica da evolução veem sendo estudadas e implantadas.

Entende-se que tais objetivos possam ser alcançados uma vez que, como já referido anteriormente, com os crescentes serviços envolvendo a engenharia de produção, as pessoas começaram a demonstrar maior interesse e curiosidade sobre o mecanismo de funcionamento destes sistemas. Com isso, o aumento claro da necessidade de profissionais competentes nestas novas tecnologias empregadas que, no nosso entendimento, não estando contempladas com tanta ênfase nas outras áreas da Engenharia, se fez necessário.

O projeto institucional da Faculdade de Paulínia abrange as colocações acima, por meio do currículo proposto.

O campo de atuação do Engenheiro de Produção vem se diversificando cada vez mais. O seu precursor, o Engenheiro Industrial, tinha formação voltada para atuar principalmente no “chão de fábrica”, tendo uma formação gerencial apensada à formação tecnológica. Hoje o Engenheiro de Produção se habilita também a projetar, operar e manter os sistemas de produção a partir de uma formação bem mais abrangente em termos de gestão de sistemas ou de organizações de uma maneira geral. Os aspectos relacionados à gestão dos sistemas produtivos, conforme organizados nas 11 sub-áreas da ABEPRO, têm se tornado cada mais complexos, vindo a constituir-se no que é considerado hoje como uma base tecnológica própria da Engenharia de Produção. Com as recentes mudanças estruturais e organizacionais desses sistemas de produção e a evolução dos cursos de Engenharia de Produção, os profissionais egressos desta modalidade têm se mostrado, ainda, hábeis empreendedores e capazes de atuar nas mais diversas organizações da sociedade.

A nova ordem mundial ditada pela chamada globalização vem determinando a modernização das organizações, em busca de mais produtividade e qualidade, assim como o aporte de novos empreendimentos na cidade. Este conjunto de fatores determina a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados e aumenta significativamente a necessidade e a oportunidade de trabalho para engenheiros de produção.

O profissional formado pelo curso de Engenharia da Produção da Faculdade de Paulínia está habilitado a aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; conceber, projetar e analisar sistemas produtos e processos; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; identificar, formular e resolver problemas; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; comunicar-se eficientemente nas formas escrita oral e gráfica; atuar em equipes multidisciplinares; compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais; avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

A Faculdade de Paulínia oferece para o aluno do curso Engenharia de Produção, assim como já o faz para os seus outros cursos estabelecidos, palestras, seminários, cursos voltados para as áreas de Relações Humanas, Língua Portuguesa, Informática, Curso de Línguas, Metodologia da Pesquisa, dentro de seu próprio campus, promovendo uma integração maior entre seus alunos.

Para que se prepare um bom profissional de Engenharia de Produção, o curso foi estruturado de forma a possibilitar uma formação interdisciplinar.

Durante o curso, o estudante terá a oportunidade de:

Buscar formação sólida e fundamentada em conhecimentos básicos e avançados da Engenharia, visando a aplicação à área de Produção. Existe uma busca insistente, do corpo docente, aos enfoques tanto Teóricos quanto Práticos, que possibilitem, ao aluno, atuar em vários setores, além da modalidade principal.

Os cursos de terceiro grau da UNIFACP possuem caráter formador de competências, buscando atuar na área de formação específica do aluno, mas também, inserindo-o de forma menos profunda, mas de mesma importância na sociedade. Graças aos diversos cursos em todas as áreas disponíveis, é possível a integração de todos alunos através de intercâmbio de professores e alunos, vivenciar experiências de ensino/aprendizagem, tais como: contatos com docentes, palestrantes e fontes bibliográficas, participar de projetos de pesquisa desenvolvidos durante o curso em seus trabalhos curriculares ou não, citando como exemplo que está inserido no currículo, o Trabalho de Graduação, que é o trabalho de conclusão do curso. O objetivo é desenvolver no aluno competências para a busca e resolução de problemas na área de Engenharia de Produção.

Ao findar este trabalho, o aluno deve mostrar:

  • Capacidade de desenvolvimento teórico e/ou prático na solução e implantação de problemas nas indústrias na área de produção.
  • Desenvolver metodologia e senso de responsabilidade que lhe permita uma atuação consciente.
  • Exercitar sua criatividade na resolução de problemas.
  • Trabalhar com independência.
  • Desenvolver iniciativas e agilidade no aperfeiçoamento constante de seus conhecimentos.
  • Compreender, analisar e utilizar o conhecimento no cotidiano.
  • Perceber e interferir em situações que contribuam para a deterioração da qualidade de vida.
Disciplina Carga Horária
Cálculo I 80
Física Geral e Experimental I 80
Introdução à Engenharia de Produção I 80
Atividades Acadêmicas Culturais e Cientificas I 40
Geometria Analítica 80
Computação e Programação I 40
Cálculo II 80
Física Geral e Experimental II 80
Introdução à Engenharia de Produção II 80
Atividades Acadêmicas Culturais e Cientificas II 40
Probabilidade e Estatística 80
Computação e Programação II 40
Cálculo III 80
Álgebra Linear I 40
Eletricidade Aplicada 80
Física Geral e Experimental III 40
Pesquisa Operacional I 80
Introdução e Aplicação à Mecânica das Estruturas I 40
Geometria Descritiva e Desenho I 40
Cálculo Numérico 40
Administração da Produção 80
Pesquisa Operacional II 80
Álgebra Linear II 40
Economia 80
Introdução e Aplicação à Mecânica das Estruturas II 40
Geometria Descritiva e Desenho II 40
Engenharia de Produto  80
Contabilidade e Custos I 80
Gestão de Pessoas 80
Logística I 80
Fenômeno de Transportes I 40
Química Tecnológica e Ambiental I 40
Gestão de Projetos 80
Logística II 80
Microeconômia I 80
Contabilidade e Custos II 80
Fenômeno de Transportes II 40
Química Tecnológica e Ambiental II 40
Métodos e Processos 80
Planejamento de Processos I 80
Microeconomia II 80
Análise Financeira 80
Marketing 40
Administração de Materiais 40
Tópicos de Automação da Manufatura 80
Planejamento de Processos II 80
Sistemas de Informação 80
Organização do Trabalho 80
Legislação e Noções de Direito 40
Economia Brasileira 40
Instalações Industriais I 80
Tópicos em Engenharia de Produção I 80
Qualidade e Produtividade 40
Planejamento Estratégico Jogo de Empresas 80
Gestão Ambiental 80
Metodologia Científica, Tecnológica e Trab. de Graduação I 40
Projeto do Produto e de Fábrica 80
Ergonomia,Higiene e Segurança do Trabalho 40
Gestão de Sistemas de Qualidade 80
Instalações Industriais II 80
Tópicos em Engenharia de produção II 80
Estágio Supervisionado 160
Metodologia Científica, Tecnológica e Trab. de Graduação II 40
 Total 4000 h/a
 Estagio Supervisionado 160 h/a
 Total Geral 4160 h/a
13/04/2023
Engenharia de Produção Unifacp

Conheça: Engenharia de Produção

Tornando processos mais eficientes: conheça o curso de Engenharia de Produção da UNIFACP A Engenharia de Produção é uma das áreas de engenharia que mais cresce […]
13/12/2022

Engenharia de Produção

Hoje temos um cenário de intensa industrialização e globalização, cada vez mais os processos produtivos precisam ser otimizados para que haja um aumento de competitividade na […]