Você, bacharel em Educação física, estará apto a desenvolver, aplicar e promover atividades físicas de ginástica, esporte, dança, atividades aquáticas e lutas. Também poderá realizar pesquisa científica e avaliação física, atuando em laboratórios e centros de avaliação de aptidão física em clubes, centros de treinamentos, academias, clínicas, centros esportivos; além de atuar na prevenção de lesões osteomusculares por desgaste repetitivo e em programas de incentivo à promoção da saúde. Sua rotina de trabalho poderá ser desenvolvida tanto em instituições esportivas quanto recreativas, empresariais, hospitalares e outros locais, tanto em áreas públicas quanto privadas, em qualquer parte do território nacional. Se você sonha em trabalhar com atividades físicas, este curso é para você!
O perfil do egresso buscará atender às necessidades da sociedade como um todo e da comunidade local em particular; o sucesso dos egressos em relação aos egressos de outras instituições; atualização das ideias educacionais e dos métodos de ensino; a motivação dos professores à pesquisa e aperfeiçoamento dos métodos de ensino-aprendizagem.
Considerando-se que à Educação Superior cabe possibilitar a construção e a socialização do conhecimento, bem como o desenvolvimento do posicionamento crítico a ele relacionado, espera-se que, mediante os currículos oferecidos, a Instituição concorra para o aprimoramento de identidades pessoais e profissionais que apresentem, entre outras características, as que seguem:
- postura crítica, reflexiva e empreendedora;
- aptidão para exercer as funções profissionais de modo ético;
- capacidade de analisar, compreender e buscar soluções para situações problema;
- capacidade de inter-relacionar diferentes campos do saber (interdisciplinaridade);
- respeito à diversidade de diferentes naturezas;
- sólida formação técnico-profissional;
- competência para atuar em equipes multiprofissionais;
- capacidade de comunicação e expressão pautada em preceitos da ética e do respeito ao outro;
- capacidade de utilizar diversificadas fontes de informação e recursos tecnológicos no processo de construção do conhecimento;
- compromisso com ações/ posturas (solidariedade, responsabilidade social, sustentabilidade etc.) que concorram para a melhoria da qualidade de vida.
Em síntese, o egresso da FACP do curso de graduação em Educação Física deverá ter assegurado uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
O graduado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.
A finalidade é possibilitar que as pessoas, independentemente de idade, de condições sócio-econômicas, de condições físicas e mentais, de gênero, de etnia, de crença, tenham conhecimento e a possibilidade de acesso à prática das diferentes expressões e manifestações culturais do movimento humano, compreendidas, reafirmando já foi dito anteriormente, como direito inalienável de todo (a) cidadão (ã) e como importante patrimônio histórico da humanidade e do processo de construção da individualidade humana.
O profissional graduado nesta IE deve ser um profissional que construiu conhecimentos e desenvolveu habilidades e atitudes, que lhe possibilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade, a capacidade de buscar conhecimentos (aprendizagem autônoma), a consciência da incompletude da formação inicial e consequente necessidade da formação continuada, capaz de atuar e interagir nas diversas atividades e contextos sociais, orientando-se por princípios éticos e formação cidadã.
Este perfil facilitará o ingresso do profissional formado no mercado de trabalho, pois lhe proporcionará opções diversificadas, o qual terá uma conduta multidisciplinar e interdisciplinar, que permitirá fazer parte ou gerenciar equipes multiprofissionais nos campos da saúde, esporte, lazer, da cultura, educação, segurança, entre outros.
Formar profissionais aptos:
- Para desenvolver, aplicar e promover dinâmicas de intervenção e ensino de atividades físicas de ginástica, de esporte, de dança, de atividades aquáticas e de lutas, nas instituições esportivas, recreativas, empresariais, hospitalares ou outros locais com programas desta natureza, em áreas públicas ou privadas em qualquer parte do território nacional;
- Para a pesquisa científica e avaliação física dentro das dimensões do profissional de Educação Física, atuando em laboratório e centros de avaliação de aptidão física em clubes, centros de treinamentos, academias, clínicas e centros esportivos, bem como em programas empresariais (como projetos de esporte, prevenção de lesões osteomusculares por desgaste repetitivo e programas de incentivo a promoção da saúde);
- No planejamento, organização, administração, e avaliação de projetos e políticas públicas relacionados ao lazer, bem-estar, atividades físicas e aos esportes, ajustando os objetivos do meio em que se encontra com as metas profissionais.
Anatomia Humana | 80 |
Atividades Complementares I | 40 |
Educação Física Adaptada | 60 |
Filosofia | 40 |
Introdução e História da Educação Física | 80 |
Metodologia da Pesquisa | 40 |
Nutrição Humana | 60 |
Teoria e Prática da Atividades Rítmicas e Expressivas | 80 |
Atividades Complementares II | 40 |
Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora | 80 |
Fisiologia Geral | 80 |
Primeiros Socorros | 60 |
Recreação e Lazer | 80 |
Sociologia | 60 |
Teoria e Prática de Esportes com Raquetes | 80 |
Atividades Complementares III | 40 |
Cinesiologia | 80 |
Fisiologia do Exercício | 80 |
Tendências da Educação Física Escolar | 40 |
Teoria e Prática da Ginástica | 80 |
Teoria e Prática da Natação | 80 |
Treinamentos Desportivos | 80 |
Atividade Física e Envelhecimento | 60 |
Atividades Complementares IV | 16 |
Bioestatística | 40 |
Biologia Celular | 60 |
Prática de Ensino em Educação Física e Orientação de Estágio | 40 |
Psicologia do Esporte | 80 |
Teoria e Prática das Lutas | 80 |
Atividades Complementares V | 16 |
Bioquímica | 80 |
Desportos Não Formais | 40 |
Musculação e Ginástica de Academia | 40 |
Prática de Ensino em Educação Física e Orientação de Estágio II | 40 |
Qualidade de Vida, Atividade Física e Esporte | 40 |
Teoria e Prática da Capoeira | 40 |
Teoria e Prática de Futebol e Futsal | 80 |
Teoria e Prática do Atletismo | 40 |
Atividades Complementares VI | 16 |
Biomecânica | 80 |
Eletiva I | 40 |
Estágio Supervisionado I | 150 |
Estudo das Fisiopatologias e dos Fármacos Aplicados ao Exercício | 40 |
Organização de Eventos | 40 |
Pedagogia do Esporte | 40 |
Teoria e Prática do Handebol | 40 |
Teoria e Prática do Jogo | 80 |
Teoria e Prática do Voleibol | 40 |
Atividades Complementares VII | 16 |
Educação Física e Saúde Coletiva | 80 |
Eletiva II | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado II | 150 |
Gestão em Educação Física | 40 |
Medidas e Avaliações em Educação Física | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 100 |
Atividades Complementares VIII | 16 |
Deontologia da Educação Física | 80 |
Eletiva III | 40 |
Ergonomia Ginástica Laboral | 40 |
Estágio Supervisionado III | 100 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 100 |
TIPO DE DISCIPLINA
Atividades acadêmico-científico-culturais | 200 |
Estágio supervisionado | 400 |
Técnico-científica | 3120 |
Total:………………………………………………………………………………………….3720
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