Você, bacharel em Educação física, estará apto a desenvolver, aplicar e promover atividades físicas de ginástica, esporte, dança, atividades aquáticas e lutas. Também poderá realizar pesquisa científica e avaliação física, atuando em laboratórios e centros de avaliação de aptidão física em clubes, centros de treinamentos, academias, clínicas, centros esportivos; além de atuar na prevenção de lesões osteomusculares por desgaste repetitivo e em programas de incentivo à promoção da saúde. Sua rotina de trabalho poderá ser desenvolvida tanto em instituições esportivas quanto recreativas, empresariais, hospitalares e outros locais, tanto em áreas públicas quanto privadas, em qualquer parte do território nacional. Se você sonha em trabalhar com atividades físicas, este curso é para você!

O perfil do egresso buscará atender às necessidades da sociedade como um todo e da comunidade local em particular; o sucesso dos egressos em relação aos egressos de outras instituições; atualização das ideias educacionais e dos métodos de ensino; a motivação dos professores à pesquisa e aperfeiçoamento dos métodos de ensino-aprendizagem.

Considerando-se que à Educação Superior cabe possibilitar a construção e a socialização do conhecimento, bem como o desenvolvimento do posicionamento crítico a ele relacionado, espera-se que, mediante os currículos oferecidos, a Instituição concorra para o aprimoramento de identidades pessoais e profissionais que apresentem, entre outras características, as que seguem:

  • postura crítica, reflexiva e empreendedora;
  • aptidão para exercer as funções profissionais de modo ético;
  • capacidade de analisar, compreender e buscar soluções para situações problema;
  • capacidade de inter-relacionar diferentes campos do saber (interdisciplinaridade);
  • respeito à diversidade de diferentes naturezas;
  • sólida formação técnico-profissional;
  • competência para atuar em equipes multiprofissionais;
  • capacidade de comunicação e expressão pautada em preceitos da ética e do respeito ao outro;
  • capacidade de utilizar diversificadas fontes de informação e recursos tecnológicos no processo de construção do conhecimento;
  • compromisso com ações/ posturas (solidariedade, responsabilidade social, sustentabilidade etc.) que concorram para a melhoria da qualidade de vida.

Em síntese, o egresso da FACP do curso de graduação em Educação Física deverá ter assegurado uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

O graduado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

A finalidade é possibilitar que as pessoas, independentemente de idade, de condições sócio-econômicas, de condições físicas e mentais, de gênero, de etnia, de crença, tenham conhecimento e a possibilidade de acesso à prática das diferentes expressões e manifestações culturais do movimento humano, compreendidas, reafirmando já foi dito anteriormente, como direito inalienável de todo (a) cidadão (ã) e como importante patrimônio histórico da humanidade e do processo de construção da individualidade humana.

O profissional graduado nesta IE deve ser um profissional que construiu conhecimentos e desenvolveu habilidades e atitudes, que lhe possibilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade, a capacidade de buscar conhecimentos (aprendizagem autônoma), a consciência da incompletude da formação inicial e consequente necessidade da formação continuada, capaz de atuar e interagir nas diversas atividades e contextos sociais, orientando-se por princípios éticos e formação cidadã.

Este perfil facilitará o ingresso do profissional formado no mercado de trabalho, pois lhe proporcionará opções diversificadas, o qual terá uma conduta multidisciplinar e interdisciplinar, que permitirá fazer parte ou gerenciar equipes multiprofissionais nos campos da saúde, esporte, lazer, da cultura, educação, segurança, entre outros.

Formar profissionais aptos:

  • Para desenvolver, aplicar e promover dinâmicas de intervenção e ensino de atividades físicas de ginástica, de esporte, de dança, de atividades aquáticas e de lutas, nas instituições esportivas, recreativas, empresariais, hospitalares ou outros locais com programas desta natureza, em áreas públicas ou privadas em qualquer parte do território nacional;
  • Para a pesquisa científica e avaliação física dentro das dimensões do profissional de Educação Física, atuando em laboratório e centros de avaliação de aptidão física em clubes, centros de treinamentos, academias, clínicas e centros esportivos, bem como em programas empresariais (como projetos de esporte, prevenção de lesões osteomusculares por desgaste repetitivo e programas de incentivo a promoção da saúde);
  • No planejamento, organização, administração, e avaliação de projetos e políticas públicas relacionados ao lazer, bem-estar, atividades físicas e aos esportes, ajustando os objetivos do meio em que se encontra com as metas profissionais.

 

Anatomia Humana80
Atividades Complementares I40
Educação Física Adaptada60
Filosofia40
Introdução e História da Educação Física80
Metodologia da Pesquisa40
Nutrição Humana60
Teoria e Prática da Atividades Rítmicas e Expressivas80
Atividades Complementares II40
Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora80
Fisiologia Geral80
Primeiros Socorros60
Recreação e Lazer80
Sociologia60
Teoria e Prática de Esportes com Raquetes80
Atividades Complementares III40
Cinesiologia80
Fisiologia do Exercício80
Tendências da Educação Física Escolar40
Teoria e Prática da Ginástica80
Teoria e Prática da Natação80
Treinamentos Desportivos80
Atividade Física e Envelhecimento60
Atividades Complementares IV16
Bioestatística40
Biologia Celular60
Prática de Ensino em Educação Física e Orientação de Estágio40
Psicologia do Esporte80
Teoria e Prática das Lutas80
Atividades Complementares V16
Bioquímica80
Desportos Não Formais40
Musculação e Ginástica de Academia40
Prática de Ensino em Educação Física e Orientação de Estágio II40
Qualidade de Vida, Atividade Física e Esporte40
Teoria e Prática da Capoeira40
Teoria e Prática de Futebol e Futsal80
Teoria e Prática do Atletismo40
Atividades Complementares VI16
Biomecânica80
Eletiva I40
Estágio Supervisionado I150
Estudo das Fisiopatologias e dos Fármacos Aplicados ao Exercício40
Organização de Eventos40
Pedagogia do Esporte40
Teoria e Prática do Handebol40
Teoria e Prática do Jogo80
Teoria e Prática do Voleibol40
Atividades Complementares VII16
Educação Física e Saúde Coletiva80
Eletiva II40
Estágio Curricular Supervisionado II150
Gestão em Educação Física40
Medidas e Avaliações em Educação Física80
Trabalho de Conclusão de Curso I100
Atividades Complementares VIII16
Deontologia da Educação Física80
Eletiva III40
Ergonomia Ginástica Laboral40
Estágio Supervisionado III100
Trabalho de Conclusão de Curso II100

TIPO DE DISCIPLINA

Atividades acadêmico-científico-culturais200
Estágio supervisionado400
Técnico-científica3120

Total:………………………………………………………………………………………….3720

27/09/2023

Evento de Educação Física em parceria com o Conselho Regional de Educação Física – CREF

Estamos entusiasmados em compartilhar mais detalhes sobre o nosso evento de Educação Física em parceria com o Conselho Regional de Educação Física - CREF, que promete ser uma jornada de aprendizado enriquecedora e inspiradora!