Educação Inclusiva - Unifacp - Centro Universitário de Paulínía

Educação Inclusiva

Número de vagas: 30

A proposta do curso de especialização em Educação Inclusiva é a de oferecer uma oportunidade de desenvolvimento profissional orientado para a consciência da importância da inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades educacionais especiais em escola regular de ensino.

Desempenhar e desenvolver técnicas, projetos, metodologias, recursos e práticas pedagógicas que potencializem e otimizem a efetivação das práticas inclusivas nas instâncias de docência, corpo discente e gestão escolar.

Busca-se, ao longo do percurso projetado para o curso, contemplar diferentes questões pertinentes ao processo de ações que possam contribuir para uma efetiva inclusão dessas na instituição educacional.

Destina¬;se a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, arte¬ educadores ou a outros profissionais graduados em áreas afins que se preocupem com questões relacionadas ao campo educacional. (Portadores de Diploma de Curso Superior)

É destinado a pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, arte educadores ou a outros profissionais graduados em áreas afins que se preocupem com questões relacionadas ao campo educacional. (Portadores de Diploma de Curso Superior)

A proposta do curso de especialização em Educação Inclusiva é a de oferecer uma oportunidade de desenvolvimento profissional orientado para a consciência da importância da inclusão de crianças e adolescentes portadores de necessidades educacionais especiais em escola regular de ensino.

Desempenhar e desenvolver técnicas, projetos, metodologias, recursos e práticas pedagógicas que potencializem e otimizem a efetivação das práticas inclusivas nas instâncias de docência, corpo discente e gestão escolar.

Busca-se, ao longo do percurso projetado para o curso, contemplar diferentes questões pertinentes ao processo de ações que possam contribuir para uma efetiva inclusão dessas na instituição educacional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I 
Nome da Disciplina Carga Horária
Teorias da Aprendizagem 24h
Aspectos afetivos da aprendizagem 24h
Desenvolvi/o psicomotor, lúdico e gráfico: Implicações na aprendizagem 24h
Desenvolvimento emocional e afetivo: Implicações na aprendizagem 24h
O processo pedagógico frente as diversidades culturais 24h
Carga Horária do Módulo I 120h
Módulo II 
Nome da Disciplina Carga Horária
Educação e inclusão 32h
Identificação das Deficiências na Aprendizagem 36h
Bases Neuropsicológicas e Deficiência Intelectual 32h
Recursos Didático-Pedagógicos para a Inclusão. 36h
Políticas da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil 32h
Currículo escolar e inclusão. 32h
Avaliação no contexto da inclusão. 32h
Carga Horária do Módulo II 264h
Módulo III
Nome da Disciplina Carga Horária
Desenvolvimento da linguagem e da escrita e a inclusão 32h
Aprendizagem da Matemática 32h
Bases Neuropsicológicas e Deficiência Intelectual 36h
Altas Habilidades/Superdotação 32h
Recursos educacionais específicos para as deficiências físicas, auditivas e visuais – orientação e mobilidade 36h
Metodologia da pesquisa 24h
Elaboração do TCC 24h
Carga Horária do Módulo III 216
Carga Horária Total 600h
VESTIBULAR - INSCREVA-SE
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?