O Curso de Administração da UNIFACP prepara você para os desafios de um mercado de trabalho muito competitivo, onde as melhores oportunidades do emprego formal dividem o interesse dos estudantes com a possibilidade de ser o proprietário de seu próprio negócio. Voltado para capacitar o estudante a planejar e controlar sua vida e carreira, desenvolve competências gerenciais através de um Projeto Pedagógico moderno e alinhado à Excelência Organizacional.

As possibilidades de trabalho do administrador englobam todas as atividades de grandes, médias e pequenas empresas, nacionais ou internacionais, do setor público, privado ou mesmo ONGs, atuando na indústria, comércio, serviços ou mesmo no agronegócio. Além de proprietário de sua própria empresa, pode atuar na gestão de diferentes áreas de uma organização, como por exemplo Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Produção, Operações e Processos, Logística, Qualidade, Estratégia, Inovação, Comércio Exterior, Negócios Internacionais, entre outras.

Cabe ao administrador a responsabilidade de levar as organizações a criar toda a riqueza da sociedade, possibilitando assim renda e bem estar. Em função de tamanha amplitude de atuação, é uma carreira muito procurada, capaz de oferecer elevado nível de renda.

Diante da globalização e virtualização da produção, do comércio e das finanças, o acirramento da concorrência, o dinamismo do progresso técnico, dos mercados financeiros e a alteração dos padrões de consumo, é requerido das empresas e de seus administradores maior rapidez na tomada de decisões e crescente capacidade para inovar. Saber analisar o ambiente no qual a empresa atua, a concorrência, os pontos fortes e fracos dos competidores, a relação com fornecedores e clientes faz do administrador um profissional único e essencial no mercado. Nesse cenário complexo e em permanente transformação, o papel desempenhado pelo administrador é fundamental para o planejamento, a organização, a direção e o controle dos recursos organizacionais: humanos, materiais, tecnológicos e financeiros.

O curso tem duração de 4 anos, totalizando 8 semestres.

O horário das aulas é das 19:00 às 22:30, de segunda a sexta-feira. Faça nosso vestibular e comece agora mesmo a investir em seu futuro promissor! Com a UNIFACP, seu sonho torna-se realidade!

Tendo em vista o contexto no qual o curso está inserido, define-se para os egressos dos cursos de Administração do Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP o seguinte perfil desejado:

Os alunos dos Cursos de Administração da UNIFACP deverão estar aptos a reconhecer e interpretar a razão de ser (missão) das organizações e atividades nas quais se virem inseridos, bem como os recursos e meios necessários para a adequada consecução de tais missões, dentro de uma filosofia de respeito social e ética empresarial. Deverão ainda desenvolver competência específica em sua área de habilitação, complementando o seu potencial de contribuição com a sociedade e suas organizações.

Na definição acima, alguns aspectos são implícitos:

  • A compreensão da razão e importância do trabalho realizado decorre do conhecimento adquirido sobre a missão da organização para a qual trabalha, bem como a missão da área / tarefa na qual está engajado. Com isso tem-se sentido ao trabalho realizado, com todos os benefícios daí decorrentes;
  • O reconhecimento das missões favorece a compreensão da organização como processos, que possuem clientes, fornecedores e requisitos específicos de desempenho;
  • Tal compreensão da organização favorece a escolha das práticas de gestão a serem aplicadas na busca da consecução de sua missão;
  • O conhecimento da missão favorece ainda a inovação, a criatividade, a iniciativa, a autonomia e o foco nos resultados nos processos decisórios organizacionais;
  • Senso de utilidade pela melhor compreensão da missão das tarefas realizadas, oferecendo níveis elevados de desempenho nas atividades realizadas, sem entretanto conflitar com outras áreas de trabalho.

Em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, definidas pela Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação, a Faculdade de Paulínia estruturou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração de Empresas com o objetivo de possibilitar ao administrador formado o desenvolvimento das seguintes competências:

I – reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

II – desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

III – refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

IV – desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

V – ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos or ganizacionais, revelando-se profissional adaptável;

VII – desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e

VIII – desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Administrar é gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las (administradores.com).

O profissional formado em Administração de Empresas tem como principal função planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar os recursos de uma organização, sejam eles pessoais, tecnológicos, financeiros e materiais. Tem o propósito de analisar o ambiente no qual as organizações se inserem, construir cenários e definir estratégias que as conduzam aos seus propósitos, maximizando os resultados esperados com o emprego mais racional de recursos.

Planejam, organizam, controlam e assessoram as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementam programas e projetos; elaboram planejamento organizacional; promovem estudos de racionalização e controlam o desempenho organizacional. Prestam consultoria administrativa a organizações e pessoas.

Cabe ao administrador analisar o desempenho dos processos organizacionais, identificar oportunidades e ameaças e assim tomar decisões de caráter operacional (decisões do dia-a-dia) e de caráter estratégico (em direção a futuros desejados), seja para a organização como um todo, ou mesmo para as diversas áreas organizacionais, como recursos humanos, marketing, financeira, produção, logística, comércio exterior, qualidade, promovendo a entrega de valor diferencial nos diferentes mercados onde atua.

O bacharelado em administração oferece aos egressos uma formação generalista, com a possibilidade de atuação em organizações com ou sem fins lucrativos, do setor privado ou público, de qualquer porte ou nacionalidade, de modo a se caracterizar como um dos cursos superiores com maior grau de empregabilidade aos seus egressos.

Trabalhos interdisciplinares em todos os semestres do curso, com aplicação predominantemente prática;

  • Orientação para Estágios
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Semana de Administração
  • Palestras e Debates
  • Monitoria
  • Cursos de Extensão
  • Empresa Junior
Disciplina Carga Horária
Administração do Relacionamento com o Cliente 80
Interpretação e Produção de Textos 80
Seminários Gerais 80
Introdução ao Direito 40
Homem e Sociedade 40
Psicologia Organizacional 40
Liderança e Gestão de Equipes 40
Evolução do Pensamento Administrativo 80
Contabilidade 80
Fundamentos da Matemática 80
Ciências Sociais 40
Economia de Empresas 40
Comunicação Empresarial 40
Filosofia e Ética 40
Estrutura e Administração de Processos 80
Matemática Financeira 80
Administração de Pessoas 80
Análise das Demonstrações Contábeis 40
Processos Decisórios 40
Direito Empresarial e Trabalhista 40
Sustentabilidade Organizacional 40
Administração Financeira 80
Estatística 80
Administração das Operações Produtivas 80
Economia e Gestão do Setor Público 80
Direito Tributário 40
Técnicas de Racionalização de Processos 40
Libras (optativa) 40
Gestão Recursos Materiais e Patrimoniais 80
Administração Mercadológica 80
Estatística Aplicada 80
Elaboração e Análise de Projetos 40
Formação de Preços de Venda 40
Governança Corporativa 40
Metodologia do Trabalho Acadêmico 40
Gestão das Informações Organizacionais 80
Empreendedorismo e Plano de Negócios 80
Planejamento Operacional 80
Logística Empresarial – Transportes 40
Aprendizagem Organizacional 40
Marketing Internacional 40
Métodos de Pesquisa 40
Evolução do Pensamento Estratégico 80
Ambiente Econômico Global 80
Tópicos em Administração 80
Gestão do Conhecimento 40
Técnicas de Negociação 40
Pesquisa Operacional 40
Orientação TC 40
Administração Estratégica 80
Jogos de Empresas 80
Tópicos Avançados em Administração 80
Desenvolvimento Gerencial 40
Excelência Organizacional 40
Gestão de Negócios Internacionais 40
Orientação TC 40
Total Disciplinas: 3200
Atividades Práticas Supervisionadas: 20% adicionais à carga de cada semestre
Libras (optativa) 40
Trabalho de Curso: 160
Estágio Curricular 300
Total Geral: 3700
07/12/2022
Mauricio Cassar

Administração de Empresas

O Curso de Administração O curso de graduação em Administração de Empresas forma profissionais voltados para a compreensão dos processos organizacionais, dotados de uma visão sistêmica […]