Professores do curso de Enfermagem publicam artigo científico em revista internacional - Unifacp - Centro Universitário de Paulínía

Professores do curso de Enfermagem publicam artigo científico em revista internacional

Uma Vaga Foi Aberta
07/12/2021
Estágio ITAÚ para Administração, Economia e Contabilidade
08/12/2021

A publicação (link abaixo) está na edição deste mês da revista científica GSC Advanced Research and Reviews, com sede na Índia, a publicação está em inglês e o título do artigo em português é ‘Prevenção cardiovascular usando o WhatsApp, projeto “Saúde em Família: Conectados e Saudáveis”.

O artigo é de autoria do Prof. Dr. Cristiano J.M. Pinto e da Profa. Dra. Silvia M.R. Oyama, representantes da UNIFACP, e conta com a participação do enfermeiro Fanuel P. Puiz – da Secretaria de Saúde de Sumaré, do estatístico Alberto Afonso Jr. – da Universidade de São Paulo (USP) e do Prof. Dr. Bruno Caramelli – docente da Faculdade de Medicina da USP.

A pesquisa publicada é parte do projeto de pesquisa “Saúde em Família: Conectados e Saudáveis”, coordenado pelo prof. Cristiano, que há mais de 10 anos atua em pesquisas sobre prevenção de doenças cardiovasculares (DCV). O atual projeto foi iniciado na vizinha cidade de Sumaré no ano de 2019, tinha previsão de se estender até o ano 2022, mas pandemia da COVID-19 não permitiu a continuidade da pesquisa e o projeto foi encerrada no ano de 2020.

Mais de 50 alunos da UNIFACP atuaram em várias etapas do projeto, como a aferição da pressão arterial, a coleta de exames de glicose e colesterol sanguíneo, aplicação do questionário de saúde e outras ações do programa. A pesquisa foi realizada nos anos de 2019 e 2020, avaliou a saúde e desenvolveu um programa educativo de prevenção de DCV entre mais de 100 pessoas da cidade de Sumaré.

Sobre a publicação, em entrevista ao site, o Prof. Dr. Cristiano J.M. Pinto disse:

“Inicialmente, preciso agradecer a todos os alunos da UNIFACP que ajudaram no desenvolvimento da pesquisa, a todos os profissionais da UNIFACP e da Prefeitura Municipal de Sumaré que contribuíram na logística e organização do projeto. Em meio a todos os obstáculos impostos pela pandemia, avalio que conseguimos “fechar o ano com chave de ouro”, quando iniciamos a pesquisa não existia a COVID-19 e a pandemia obrigou a interrupção do projeto. Contudo, as doenças cardiovasculares serão um problema maior ainda após essa pandemia, os casos de infarto do coração, diabetes e outras doenças da área estão aumentando nos últimos meses, então, assim que o controle da pandemia permitir voltaremos a desenvolver o projeto.”


VESTIBULAR - INSCREVA-SE
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?