II Ciclo de Palestras de Pedagogia da UNIFACP - Unifacp - Centro Universitário de Paulínía

II Ciclo de Palestras de Pedagogia da UNIFACP

III Semana de Estudos de Educação Física – UNIFACP
01/09/2021
UNIFACP certifica polícia municipal de Holambra por curso de extensão
08/09/2021

“Ensino Fundamental: desafios e possibilidades”

O Ensino Fundamental é a etapa da Educação Básica responsável por uma ampla gama de experiências imprescindíveis para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.

É nesta etapa que deve ocorrer a alfabetização e a sistematização de importantes conceitos dos mais diversos campos do conhecimento. É neste período, também, no qual é atendida a faixa etária entre os seis e quatorze anos de idade, que os alunos passam por grandes transformações físicas e psíquicas, o que desafia os educadores a compreenderem as necessidades, linguagens e interesses de cada turma para a qual lecionam a cada ano.

Tais transformações, que acompanham as mudanças culturais pelas quais passa a sociedade em sentido mais amplo, exigem dos educadores o constante estudo para aprimoramento de práticas voltadas a aprendizagens significativas, criativas e inclusivas, comprometidas com o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e ético de seus alunos.

Só assim o Ensino Fundamental poderá contribuir para a formação de sujeitos autônomos, críticos e responsáveis, melhor preparados para a vida em sociedade, para o trabalho e para alcançar a realização de todas as suas potencialidades.

Com o objetivo de aprimorar a formação de seus alunos e contribuir para a formação continuada dos educadores de modo geral, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Paulínia anuncia o II Ciclo de Palestras, que terá por eixo “Ensino Fundamental: desafios e possibilidades”.

O evento é gratuito e aberto a alunos, professores, gestores e demais pessoas sensíveis às questões do ensinar e aprender.

Dias 15/09, 21/10 e 10/11

Confira abaixo a programação completa =)


15 de setembro, quarta-feira, das 19h30 às 21h30


Tema: Alfabetização: caminhos para uma aprendizagem significativa

Palestrante:

🙋‍♀️ Prof. Ma. Rita de Cássia Salatti
Mestre em Política Científica e Tecnológica – DPCT, pela Unicamp. Cursa, no momento, Neuropsicopedagogia Clínica pela Censupeg e Aprimoramento em Avaliação e Intervenção nos transtornos de aprendizagem, pelo Instituto La via.

Psicopedagoga clínica e Mediadora PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental – Ferstein). Atuou como Consultora de Recursos Humanos para empresas de Tecnologia.

Atualmente, é Professora do ensino fundamental no município de Paulínia, na EMEF Prof. Domingos de Araújo, atuando há 25 anos, com alfabetização e grupos de reforço escolar, principalmente.

Mediadoras:

🙋‍♀️ Profa. Maria das Dores Soares Maziero

🙋‍♀️ Profa. Fabiane Favarelli Navega


21 de outubro quinta-feira, das 19h30 às 21h30


Tema: Ensino Fundamental: Função social de uma prática criativa e inclusiva

Palestrantes

🙋‍♀️ Profa. Ana Paula Antunes de Araújo
Formada em MAGISTÉRIO pela E.E.P.S.G. ” Prof. Aníbal de Freitas” e BACHARELADA EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela PUCCamp. Professora há 31anos, trabalhou em Escolas Privadas e públicas em Campinas/SP, na educação infantil e no ensino fundamental.

Esteve como Presidente do CME – Conselho Municipal de Educação de Paulínia (2010 e 2011).

Atualmente, é professora de uma turma de 5°ano na EMEF “Sol Nascente”, Paulínia/SP.

🙋‍♀️ Profa. Giovana Ferro Silva
Formada Pedagogia pela Unicamp, com complementação em Gestão, Educação Especial e Educação Infantil e em Teologia pela FTBC. Pós-graduada em Direito Educacional pela Universidade São Luís e Aconselhamento pela FTBC, Extensão em Africanidades e Brincadeiras Infantis. Trabalhou como professora do Ensino Infantil e Fundamental I da Rede Municipal do Ensino de Hortolândia/SP e professora do Ensino Infantil da Rede Municipal de Campinas-SP.

Atualmente, trabalha pela Prefeitura Municipal de Paulínia como professora da EMEF Sol Nascente e professora de apoio da Educação Especial.

🙋‍♀️ Profa. Luciana Abreu
Formada em Artes Plástica e Pedagogia pela PUCCAMP. Pós graduada em Pedagogia Waldorf 1º Setênio e Pedagogia Curativa e Terapia Social. Trabalhou como professora do Projeto Sol da Rede Municipal de Paulínia,  professora de Artes da Rede Particular de Rio Branco/AC e professora coadjuvante da Educação Infantil Waldorf, em Campinas/SP. Trabalhou como assessora técnica do Departamento de Artes da Fundação Elias Mansour – Rio Branco/AC e produtora cultural  nos espaços artísticos Galeria de Arte Juvenal Antunes; Theatro Hélio Melo; Palácio Plácido de Castro; Museu da Borracha e Biblioteca da Floresta.

Atualmente, trabalha como professora da EMEF Sol Nascente e professora de apoio da Educação Especial pela Prefeitura Municipal de Paulínia-SP.

Mediadora

🙋‍♀️ Profa. Sônia Regina Ferreira de Oliveira


10 de novembro, quarta-feira, das 19h30 às 21h30


Tema: A educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades

Palestrantes

🙋‍♂️ Silas Marcos de Morais
Licenciatura plena em Matemática e Pedagogia.   Especialização em  Educação Matemática e Psicopedagogia.

Experiência Profissional: 26 anos em sala de aula, atuando nos segmentos Ensino Regular (EF II e Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EFII e Ensino Médio). Atuou como Coordenador Pedagógico, Vice Diretor e Diretor Escolar.

Atualmente, é Supervisor de Ensino na Secretaria de Educação de Paulínia.  

🙋‍♂️ Prof. José Paulo de Araujo

Licenciatura plena em Letras e em Pedagogia.

Experiência profissional: 31 anos em sala de aula, atuando nos segmentos: ensino regular (Fundamental II  e Médio), Educação de jovens e adultos (Fundamental II e Médio). Atualmente, é coordenador de área e coordenador pedagógico na EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom.

🙋‍♂️ Prof. Marcos Antônio de Araujo

Licenciatura plena em Letras e Pedagogia

Experiência profissional: Trinta anos de magistério, sempre atuando no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede estadual de ensino, em Sumaré/SP.

Na Prefeitura de Paulínia, leciona desde fevereiro de 2000, sendo vinte anos desse período dedicados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) desta rede. 

🙋‍♀️ Profa. Maria José Eira

Licenciatura plena em Pedagogia.

Experiência profissional: Pedagoga e Professora na Educação de Jovens e adultos (EJA). Atuou nos diferentes níveis de ensino e na orientação pedagógica.

Atualmente, é Professora no Ensino fundamental I da Prefeitura Municipal de Paulínia, desenvolvendo atividades de alfabetização para jovens e adultos (EJA) na EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom.

Mediadora

🙋‍♀️ Profa. Meire Muller Palomar

VESTIBULAR - INSCREVA-SE
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?