I Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia - Unifacp - Centro Universitário de Paulínía

I Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia

Aula Magna de Educação Física
Live – Aula Magna de Educação Física
18/03/2021
Plantão Psicológico Comunitário
25/03/2021

Em março de 2021 aconteceu o I Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia no Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP.

Através de palestras e rodas de conversa com renomados profissionais da educação, foram abordados o tema: Escola, contemporaneidade e mediações necessárias.

Os eventos foram transmitidos ao vivo de forma on-line e ao final das palestras os participantes foram certificados pelo Centro Universitário de Paulínia – UNIFACP.


Confira programação completa:

Tema: “Escola, contemporaneidade e mediações necessárias”

A escola é parte intrínseca da sociedade em que está inserida, sendo agente de mudanças, mas sofrendo também os impactos dos rumos que tal sociedade trilha. Conhecer, debater, refletir, são parte do cotidiano de quem compartilha o universo da educação, portanto o I Ciclo de Palestras do Curso de Pedagogia se propõe a reunir alunos, professores e demais pessoas sensíveis às questões do ensinar e do aprender, buscando construir formas de promover mediações efetivas num momento em que o mundo se vê confrontado com mudanças e questões que nos levam a repensar práticas, crenças e nosso próprio modo de existir e ser na sociedade.

Confira as palestras:

Alfabetização como rito de passagem

O tema da alfabetização, apesar do consenso em torno de sua relevância, vem, desde o final do século XIX no Brasil, provocando debates e discussões, especialmente no que diz respeito a métodos, material pedagógico ou diferentes linhas de fundamentação teórica. Em um campo para o qual parecem convergir tantos e tão diferentes pontos de vista, o debate e a reflexão podem propiciar o encontro com novas formas de olhar para o processo de aprender e ensinar a ler e escrever.

Data: 30/03 – 19h30 -21h

Palestrante

Prof. Dr. João Wanderley Geraldi

Mestre e Doutor em Linguística; livre-docência em Análise do Discurso. Professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Departamento de Linguística.

Mediadoras

Profª Dra. Maria das Dores Soares Maziero – Doutora e Mestre em Educação, licenciada em Letras e Pedagogia e professora da Unifacp.

Profª Ma. Sonia Regina Ferreira de Oliveira – Mestre em Educação, graduação em Pedagogia e professora da UNIFACP.



Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf visa promover a educação por meio de uma organização curricular que integra as dimensões do pensar, sentir e agir como processo contínuo, que evolui de forma equilibrada e completa. A Unesco aponta a Pedagogia Waldorf como aquela capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade, principalmente nas áreas de grandes diferencias sociais.

Data: 20/04 – 19h30 -21h

Palestrantes

Prof. Lincon Guassi

Licenciado em História e Educação Musical e Diretor de teatro da Associação Pedagógica Novalis em Piracicaba e região.

Prof. Me. João Fernando de Almeida Benedetti

Mestre em Agroecologia e licenciado em Biologia, ATER pela ONG Mutirão Agroflorestal e professor da escola Waldorf.

Mediadoras

Profa. Esp. Fabiane Cristina Favarelli Navega – Especialista em Psicopedagogia, com atuação em arte, expressão e educação inclusiva, licenciada em Pedagogia e professora da Unifacp.

Profa. Ma. Maria de Lourdes C. S. Santos – Mestre em Políticas e Gestão Educacional, licenciada em História e Pedagogia e Professora da Unifacp.



Pedagogia Feinet: A Trejetória de três Décadas da Emei Neusa Caron de Paulína

Os pensamentos e estratégias de Celestin Freinet orientam, há três décadas, a proposta educacional de uma escola municipal pública e tornam possíveis práticas cooperativas, autônomas e afetivas. Um recente resultado foi a seleção, pelo Programa Escolas Associadas (PEA), do projeto “Plantando Sementes” para ser candidato a receber o selo da Unesco, em 2021.

Data: 26/05 – 19h30 -21h

Palestrantes

Profª Ma. Audrey Danielle Beserra de Brito

Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação, Especialista em “Ética, valores e saúde na escola” e em Gestão Escolar e diretora da EMEI Neusa Caron.

Profª Anete Tatiana de Souza Maion

Especialista em Psicopedagogia, Licenciada em Pedagogia e professora da EMEI Neusa Caron.

Monitora Liliane Francisco Ferreira

Licenciada em Pedagogia pela FACP e monitora da EMEI Neusa Caron.

Mediadoras

Profª Dra. Meire Terezinha Müller – Doutora e Mestre em Educação, Licenciada em Letras e Pedagogia, Secretária Municipal de Educação de Paulínia e professora da Unifacp.


Profª Esp. Fabiane Cristina Favarelli Navega – Especialista em Psicopedagogia, com atuação em arte, expressão e educação inclusiva, licenciada em Pedagogia e professora da Unifacp.



VESTIBULAR - INSCREVA-SE
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?